O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

VACINA | Pernambuco realizará 'Dia C' de imunização

Com baixa adesão da vacinação infantil contra a Covid-19, Pernambuco realizará 'Dia C' de imunização



Pouco mais de um mês após o início da vacinação infantil contra a Covid-19, cerca de 25% do público com idade entre cinco e onze anos receberam a imunização. A baixa adesão dos pais e responsáveis preocupou a Secretaria Estadual de Saúde, que informou, na manhã desta quinta-feira (17), que realizará o 'Dia C' da vacinação infantil no sábado, 26 de fevereiro. 

“Atualmente temos pouco mais de 25% da população de cinco a onze anos vacinada. Algumas cidades estão com indicadores maiores e outras menores. Mas é um quantitativo geral muito baixo, o que apresenta risco para toda a sociedade e para as próprias crianças. Para proteger as crianças, pactuamos com os municípios uma grande mobilização já na próxima semana para acelerar a imunização. As estratégias devem atingir diversos setores de circulação dos menores, principalmente no ambiente escolar”, afirmou o secretário estadual de saúde, André Longo. 

O gestor da pasta mencionou ainda um estudo, realizado pelo Instituto de Avaliação de Tecnologia e Saúde, que aponta que, caso a vacinação infantil pudesse ser acelerada para o patamar de um milhão de doses por dia em todo o Brasil, poderíamos evitar até o mês de abril 5.400 hospitalizações e 430 mortes por Covid-19 na faixa etária de cinco a onze anos de idade.

"Um estudo publicado esta semana pelo Instituto de Avaliação de Tecnologia e Saúde aponta que, caso a vacinação infantil pudesse ser acelerada para um patamar de um milhão de doses por dia em todo o Brasil, poderíamos evitar até o mês de abril 5.400 hospitalizações e 430 mortes por Covid-19 na faixa etária de cinco a onze anos. Está mais do que provado que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. Não podemos correr riscos desnecessários. Vacinem os seus filhos", ressaltou Longo. 

De acordo com a superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina Melo, o estado receberá mais de 200 mil doses de CoronaVac e Pfizer nos próximos dias, garantindo doses para todos os municípios. “Um mês após o início da vacinação das crianças, nossa avaliação é de que a imunização dos pequenos está avançando lentamente. O atual cenário epidemiológico exige que Pernambuco acelere este processo o quanto antes", alertou a superintendente.  

Ainda segundo Ana Catarina, atualmente, as melhores coberturas de vacinação de crianças estão no Sertão do estado, na sétima Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro, onde 46% da população infantil já foi vacinada com a primeira dose.  A décima Geres, com sede em Afogados da Ingazeira, e a décima primeira, com sede em Serra Telhada, também se destacam com mais de 35% de cobertura vacinal. 

Já o destaque negativo vai para a quarta Geres, com sede em Caruaru, que tem a menor cobertura do estado, com 18,9% das crianças vacinadas. Também com baixa cobertura está a terceira Geres, com sede em Palmares. “Há muita desinformação sobre a vacinação das crianças, mas as vacinas não são experimentais. Elas foram largamente testadas, aprovadas e seguras. Além disso, elas protegem os seus filhos”, finalizou Ana Catarina.


Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário