O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

MÊS MARIANO: Fieis abrem mês de maio com o tradicional Oficio Cantado na Matriz de São Joaquim.

Católicos acordaram cedo para participar do tradicional Oficio da Imaculada Conceição que é celebrado nas 31 madrugadas do mês de maio.




 Por mais um ano, o tradicional Oficio de Nossa Senhora abriu o Mês de Maio na Matriz de São Joaquim, centenas de fieis acordaram cedo para cantar o oficio que é uma oração em honra da Virgem Maria, Mãe do Filho de Deus. Na Terra da Romaria o habito de cantar o Oficio da Imaculada Conceição, durante as 31 madrugadas de maio, já chega aos 27 anos e vem sendo passado através dos anos para as novas gerações. 





 Mês Mariano: Tradicionalmente, em São Joaquim do Monte, as homenagens a Nossa Senhora acontecem durante os 31 dias de maio, com o canto do oficio e missas todas as noites. Em 2017 esta tradição ganhar um sentido especial por se tratar do mês em que a 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima completa 100 anos no dia 13 de maio. Para comemorar e marca a data, a imagem da Virgem de Fátima deve ser colocada no centro do altar da Matriz e no dia 13, haverá procissão e Missa Solene na Matriz.

 História do Oficio: O Ofício foi escrito na Itália no século XV pelo franciscano Bernardino de Bustis, e aprovado pelo papa Inocêncio XI em 1678. No Brasil foi muito propagado, sobretudo no Nordeste, por Frei Damião. Uma antiga tradição ensina que Nossa Senhora se ajoelha no céu quando alguém na terra reza este Ofício. Muitos santos rezavam este ofício todos os dias.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Texto e Fotografias: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário