O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

POLÍTICA | Consórcio Nordeste se reúne pela 1ª vez após eleições

Carta compromisso será encaminhada ao presidente Lula na próxima semana. Veja o que decidiram os nove governadores


Na primeira reunião após as eleições de outubro, os sete governadores e as duas governadoras que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste divulgaram nesta sexta-feira a Carta de João Pessoa, documento em que garantem apoio à reforma tributária do Governo Federal e propõem a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional, como alternativa aos instrumentos do que consideram “guerra fiscal” no país. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, capital paraibana.

Na carta, que deve ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a próxima quarta-feira (25), os governadores anunciaram a disposição de implementar um Pacto pela Segurança Pública. A proposta é "integrar as polícias estaduais, suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”. 

Ainda na próxima semana, os chefes dos Executivos devem se reunir com Lula em Brasília. O encontro está previsto para a sexta-feira (27), quando pretendem apresentar um “conjunto de projetos de transformação da infraestrutura e das condições de vida da população” para o Nordeste, com propostas “de cada um dos Estados nordestinos e, também, projetos integradores e estruturadores de toda a região”.

No documento, depois de registrarem os avanços da Região Nordeste nos últimos anos, os chefes dos Executivos estaduais cobraram investimentos na caatinga.  "A Caatinga, bioma majoritariamente nordestino, mesmo sendo sabidamente uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta, carece de mais investimentos em conhecimento, proteção e preservação". 

Além de Raquel e de João Azevêdo, participaram do encontro a governadora reeleita no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e os governadores do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); do Piauí, Rafael Fonteles (PT); da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). 

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário