O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Saúde mental foi tema de Pré-conferência municipal em São Joaquim do Monte, nesta quarta(09)

A Câmara de Vereadores de São Joaquim do Monte, sediou nesta quarta-feira(09), a etapa municipal da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento tem como tema: "A Política de Saúde Mental como Direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS."



 Com o objetivo de fortalecer e garantir Políticas Públicas, o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos, aconteceu na quarta-feira(09), a etapa municipal da  5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, o evento foi realizado na Câmara de Vereadores de São Joaquim do Monte e contou com representação de diversos setores do município, profissionais de saúde, ministério público, governo municipal, usuários do CAPS e muitas outras representatividades, para debater os quatro eixos em que foi divida temática central da conferência nacional.

 O momento foi responsável por construir uma serie de ideias que podem compor as melhorias para a área em todo o país. Há 10 anos não são realizadas no Brasil, melhorarias que ajudem a ampliar qualidade dos serviços no âmbito e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Infelizmente, essa política publica vem sofrendo ataques constantes desde sua elaboração, ataques estes que cresceram, de forma significativa, nos últimos anos. O que colocar em risco conquistas históricas, que tiveram base em conferências como a realizada em São Joaquim do Monte. 





 Além de debaterem os eixos e proporem ideias, os participantes, puderam acompanha palestras que explicaram e os quatro eixos principais da conferência e também apresentaram a problemática vivida pela Saúde Mental e Atenção Psicossocial em todo o Brasil. As palestras contaram com a apresentação de profissionais como: Jadielma Feitosa, Coordenadora do CAPS na cidade de Cupira, João Pedro, Especialista em Saúde Pública e Coordenador de Planejamento em São Joaquim do Monte, Elaine Barreto, Psicóloga clinica do CAPS de São Joaquim do Monte e Ítalo Silva, Coordenado PNI e Saúde Mental na IV Gerência Regional de Saúde.






 Ao fim da pré-conferência, foram eleitos os quatro delegados que representaram São Joaquim do Monte, na etapa estadual da conferência, que acontece ainda no primeiro semestre de 2022. Já a etapa nacional deve ocorrer no segundo semestre do ano. Outras informações podem ser encontrada no site do Conselho Nacional de Saúde. (Para isso CLIQUE AQUI)

Confira a reportagem do Blog Coisa Nossa




Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!









Nenhum comentário