O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Crise não perdoa nem festa do Padre Cícero

Romaria de Nossa Senhora das Dores foi atingida com a suspensão do pagamento, em agosto, da antecipação do 13º dos aposentado


Diante de uma seca de quatro anos, o Nordeste teme os anúncios de cortes de programas sociais que garantiram a renda dos mais pobres. Um termômetro da preocupação provocada pelo ajuste fiscal do governo é Juazeiro do Norte, no Ceará, uma das mais tradicionais praças do comércio popular. A Romaria de Nossa Senhora das Dores, uma das três festas do calendário dos devotos de Padre Cícero, no começo deste mês, foi atingida com a suspensão do pagamento, em agosto, da antecipação do 13º dos aposentados. Quando o governo decidiu liberar o dinheiro, agora em setembro, muitos idosos tinham desistido de viajar.
Na festa deste mês, a Hospedaria Santo Expedito registrou uma ocupação menor que no mesmo período do ano passado. Dos 24 quartos, cinco ficaram vazios. Francisco Melo, dono do estabelecimento, afirma que um grupo de aposentados desistiu "na última hora". "O pessoal desanimou quando o governo deixou de pagar a antecipação do 13º", lamenta a frentista Joseni Trajano dos Santos, 49 anos, organizadora de uma romaria de 30 pessoas que percorreu 1.915 quilômetros de Borborema, na Paraíba, a Juazeiro.
Diante da falta de recursos em caixa, o governo não incluiu na folha de pagamento de agosto, paga até o início de setembro, o adiantamento de metade do 13º. A lei prevê o pagamento no último mês do ano, mas há nove anos o repasse era feito nessa época. Com a repercussão negativa, o governo recuou da decisão e o dinheiro deverá ser pago nesta quinta. Já a segunda parcela será liberada em dezembro.
O agricultor Felipe Willames dos Santos, 22 anos, não teve dificuldades, como ocorreu nos anos anteriores, de se aproximar do túmulo do "patriarca" na Capela do Socorro, no cemitério central da cidade. Com poucos fiéis no templo, ele conseguiu colocar os dois filhos, Lucas, de 3 anos, e Maria, de 2, em cima da lápide para fotografá-los. "Muita gente, principalmente o pessoal mais velho, desistiu de vir para cá na última hora", afirma. "É um ano muito imprensado."
Com informações da Revista Veja
Publicar no Google Plus

O Blog Coisa Nossa Pernambuco

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: