O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ROMARIA | São Joaquim do Monte é a "Capital da Fé", em Pernambuco

29ª edição da Romaria do Frei Damião, reuniu um gigantesco número de fiéis, mais de 200 mil devotos, durante os 4 dias de festa em homenagem ao frade capuchinho. O domingo(04), deixou as ruas da cidade lotadas de romeiros, movimentando a economia e renovando a fé o povo.

Multidão de romeiros na Praça da Matriz. Foto: Antônio Oliveira/BCN


 Uma romaria que entra para a história, a 29ª edição do encontro dos romeiros do nordeste, em São Joaquim do Monte, foi marcada pelo resgate da religiosidade na programação e pelo gigantesco número de fiéis que participaram durante os dias de realização do evento, desde o dia 01 de setembro, as ruas e avenidas da cidade foram tomadas pelos devotos de Frei Damião, com diversas demonstrações de fé de um povo simples, porém cheio de gratidão no coração. 

 O domingo, principal dia da romaria, uniu devotos de vários estados, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, caravanas que chegaram já nas primeiras horas do dia. De hora em hora, a programação trazia missas, louvores, terços, momentos culturais e acima de tudo a acolhida, o carinho com quem passou 2 anos longe da Terra da Romaria.

Romeiros acompanharam extensa programação. Foto: José Batista Neto/BCN

Devoção, durante a procissão de Nossa Senhora da Dores. Fotos: Antônio Oliveira/BCN

Atrações culturais animaram os fieis. Foto: Antônio Oliveira/BCN


O evento também movimento e aqueceu a economia, não somente de São Joaquim do Monte, mas de toda a região. Comerciantes que trouxeram seus artigos religiosos, roupas, brinquedos e outros produtos, puderam garantir uma renda extra. A valorização do turismo religioso também foi uma marca da romaria, os romeiros, encontraram uma cidade ornamentada, preparada, e com uma gigante equipe de apoio e acolhida, serviços de segurança, saúde, e informação, também foram oferecidos, através da Prefeitura Municipal de São Joaquim do Monte. 

 Após finalizar mais uma romaria, a Paróquia de São Joaquim, agora já começa a pensar e preparar a Romaria de 2023, ano em que o evento irá celebrar seus 30 anos de idealização. Um evento que com toda certeza será ainda maior e cheio de fortes emoções. 



Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário