O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Dia do Idoso: atenção especializada é diferencial para promoção do bem-estar

Cuidados com a saúde devem ser aumentados com o avanço da idade

Freepik



Celebrado anualmente no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso, relembra a importância da proteção e dos cuidados com a pessoa idosa. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca sensibilizar a sociedade para as questões referentes ao envelhecimento.

Apesar de ser um processo que envolve diversas adaptações e perdas, o avanço da idade não deve ser considerado um momento sem perspectivas. De acordo com a professora de enfermagem da Wyden, Adriana Baltar, um dos fatores essenciais para a promoção do bem-estar do idoso é a manutenção de vínculos sociais e familiares, mantendo a pessoa em socialização.

Nesse momento, a observação dos parentes para fatores de risco também é essencial. Segundo a professora, os principais problemas de saúde relacionados à idade são osteoarticulares. “Eles estão diretamente ligados ao processo de envelhecimento, porém, muitos casos podem ser minimizados com as intervenções precoces. Também existem problemas relativos às questões emocionais, como ansiedade, depressão, sentimento de abandono, entre outros”, afirmou.

Adriana dá algumas dicas para detectar sinais precoces. “O idoso pode ficar mais quieto, sem muita vontade de fazer as atividades cotidianas. Também pode ficar mais irritado e agressivo. Em relação às questões emocionais, ele pode aparecer com desinteresse por conversar e sair com familiares, bem como ficar mais isolado e choroso”, observou.
 
Para ajudar, é possível intervir por meio da criação de rotinas por meio de precauções de segurança, adaptação do ambiente, promoção de exercícios físicos e de estimulação cognitiva. Além disso, a atenção adequada e especializada é um diferencial importante. Nesse momento, a intervenção de especialistas pode ser essencial.

“É preciso avaliar muitos fatores para chegar no melhor tratamento para um idoso, como risco de quedas, sono, funções como audição e visão, o humor, alimentação e atividade física, além de fatores sociais, como a rede de apoio do paciente. O idoso é um indivíduo que, ao tratar uma patologia de forma isolada, pode criar problemas em outras áreas essenciais para sua qualidade de vida, por isso é preciso uma avaliação ampla", detalhou a professora.

Além disso, a boa relação entre profissional e família conta como fator positivo para o paciente. “O equilíbrio emocional deve permear a assistência e possibilitar o desenvolvimento de estratégias de promoção à saúde”, conclui Adriana.



Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário