O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

OPORTUNIDADE | Sesc abre edital de ocupação para artistas visuais em Pernambuco

Com premiação de R$ 2 mil e ações de formação, Salão UNICO de Arte Contemporânea contempla artistas visuais, curadores e arte-educadores


Reafirmando seu compromisso com a cultura e a difusão das artes visuais, o Sesc Pernambuco realiza mais uma edição do Salão UNICO de Arte Contemporânea. Onze artistas serão contemplados tendo suas obras exibidas nas galerias de arte do Sesc pelo estado, bem como receberão premiação de R$ 2 mil cada. Os selecionados ainda atenderão ações formativas do Sesc para mediação, montagem e discussão conceitual da expografia. As inscrições vão até dia 20 de setembro, às 18h, pelo formulário digital.
 
Chegando à sua 14° edição, o Salão não traz um tema literal, mas um disparador conceitual a fim de provocar reflexões sobre o contemporâneo enquanto instante passível de transformação. Questionando quais caminhos podem ser trilhados para pensar-se numa Arte que está no limiar entre o novo e o mais novo ainda.
 
Dentre os critérios de avaliação, preza-se pela coerência conceitual, consistência estética e ineditismo da proposta. Também são relevantes a representatividade étnico-racial negra e indígena, diversidade de gêneros, representatividade de pessoas com deficiência (PCD) e apresentação de propostas que conversem com os recursos de acessibilidade. O edital também preza pela diversidade nas representações territoriais do estado de Pernambuco.
 
Neste ano, o UNICO traz mudanças importantes. A iniciativa deixa de ser apenas universitária e amplia sua abrangência, passando a contemplar artistas que ainda não tenham aberto exposição individual e participado, no máximo de 4 coletivas. Os inscritos não selecionados ainda poderão ser convidados para residências artísticas posteriores.
 
Outra grande mudança está na abertura de inscrições para arte-educadores e curadores, nos mesmos moldes de seleção dos artistas, para atuar junto aos profissionais da casa na realização do salão. A exposição tomará forma entre os meses de novembro e dezembro, ocupando as galerias Corbiniano Lins (Sesc Santo Amaro), Ana das Carrancas (Sesc Petrolina) e a galeria do Sesc Casa Amarela.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações no site www.cartaodoempresario.com.br.

Nenhum comentário