O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

PANDEMIA | Fim do uso obrigatório de máscaras em Pernambuco, entenda.

Decreto que retira obrigatoriedade entrou em vigor nesta quarta (20). Há locais em que ainda é necessário utilizar a proteção.


O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (20) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida, assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB), entra em vigor a partir da publicação, e é válida para todo o estado, inclusive para o arquipélago de Fernando de Noronha.

O decreto nº 52.630 determina que, apesar da liberação, há exceções em que a população precisa seguir utilizando a proteção:

- Espaços abertos ou fechados destinados à prestação de serviços de saúde, inclusive farmácias;
- Espaços fechados em escolas do ensino infantil, a partir dos 3 anos, e dos ensinos fundamental e médio;
- Interior de veículos de transporte coletivo de passageiros.

O decreto também traz mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19, incluindo o fato de que não será mais necessário apresentar passaporte vacinal para eventos em lugares abertos, bem como em bares e restaurantes que não forem em ambientes fechados.

O decreto também afirma que os prestadores de serviço que vão atuar nos locais em que a máscara deixa de ser obrigatória precisam comprovar vacinação completa contra a Covid-19.

O uso de máscaras era obrigatório em todo o estado desde 16 de maio de 2020. A medida, inicialmente, era somente para funcionários de serviços essenciais e passou a valer para toda a população de Pernambuco. No dia 29 de março deste ano, o governo desobrigou o uso de máscaras em lugares abertos. Na terça-feira (19), após 703 dias desde o início da obrigatoriedade do equipamento de proteção, foi anunciada a flexibilização também para os ambientes fechados.

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: G1 Pernambuco

Nenhum comentário