O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA | Transtorno de Ansiedade, como encarar o mal do Século



A medicina diz sempre que a Ansiedade é um componente natural, que prepara o corpo para uma luta, uma defesa. Para isso é lançado um disparo de Adrenalina e cortisol na corrente sanguínea, que comanda uma série de ações e reações. Quando esse “disparo” acontece de forma desordenada e sem comando é a percepção da crise de Ansiedade em seus sintomas.

O Transtorno de Ansiedade, segundo especialistas, pode ter por parâmetro uma predisposição genética ou ser desencadeado por situações a exemplo de estresse, percas financeiras, falecimento de entes queridos, cobranças excessivas. No geral, as crises de ansiedade vêm acompanhadas por sintomas da Síndrome do Pânico, a saber:

Psicológicos:

Choro fácil,

Angústia

Medo;

Atenção excessiva com o corpo;

Pensamentos de morte.

Físicos:

Falta de ar;

Palpitação;

Pressão na cabeça;

Tontura;

Sensação de desmaio;

Sensação de estar fora do corpo;

Medo de perder o controle e de morrer;

Dor no peito;

Formigamento na cabeça, mãos e pés.

 

Essa coleção de sintomas pode ser confundida com outras doenças, em especial, infarto de modo que o diagnóstico médico se faz urgente para direcionar corretamente o tratamento.

Muitas vezes o portador do TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) é visto por seus parentes e conhecidos como “frescurento” e se deparar com afirmações que piora o quadro, a exemplo: você precisa ter mais força de vontade; isso é falta de Deus; isso é coisa de desocupado; isso é falta de sexo; entre outras. Mas, na real, quem passa por esse deserto é capaz de compreender a natureza e extensão do sofrimento experimentado. Não é algo que um simples comando resolve, mas um longo processo de tratamento com medicamentos e terapia, que em conjunto vão devolver à Ansiedade ao seu estado comum e natural, sem excessos.

O primeiro passo a ser dado é reconhecer que precisa de ajuda e buscar esse auxílio. No consultório, o especialista irá traçar todos os passos para controle da doença, receitando os medicamentos que auxiliarão na psicoterapia, onde o paciente conhecerá a si de uma maneira ampla e encontrará além da acolhida, o caminho seguro de como reagir frente à vida e às crises, que gradativamente vão diminuindo, já que não existe uma cura definitiva. Práticas a exemplo de relaxamento, ioga, exercícios físicos serão aliadas importantes no trajeto.

Diante disso, é importante que você, caro leitor, que até aqui chegou e sofre com o Transtorno de Ansiedade compreenda que não está só e que essa doença não é o fim de tudo, mas o começo de uma vida nova, saudável e com novo significado.

Palavras de um Ansioso que acabou de ter uma crise agudíssima e achou por bem escrever para te ajudar.

 

José Batista Neto

Nenhum comentário