O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CULTURA | Com recorde de inscrições, 15º Curta Taquary divulga selecionados

Edição contará com 113 curtas, contemplando todas as regiões brasileiras, além de filmes internacionais

 Foram contemplados projetos de todas as regiões do Brasil



O Curta Taquary chega à sua 15ª edição colhendo frutos e semeando novas histórias. O festival de cinema sediado em Taquaritinga do Norte, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de março, recebeu um número recorde de inscrições, com 777 filmes submetidos, sendo selecionados 113 curtas-metragens, que irão compor a programação. Foram contemplados projetos de todas as regiões do Brasil, além de filmes de cinco países, incluindo o indicado ao Oscar “Bestia”, do Chile. As atividades, como exibições de filmes, oficinas e intervenções artísticas, acontecerão de forma híbrida, presenciais e online.

Após última edição, bem-sucedida, realizada no formato virtual, por conta da pandemia de Covid-19, o Curta Taquary retorna este ano com o objetivo de reocupar também o espaço público, seguindo todos os protocolos e regras para a prevenção da pandemia. Uma das novidades desta 15ª edição é a reativação do Cine Teatro Santo Amaro, que irá receber algumas sessões da maratona cinematográfica. O projeto também ocupará outros espaços na zona rural de Taquaritinga do Norte, onde serão exibidos filmes e também realizadas oficinas, como a de cinema de animação ministrada por Renata Claus. 

Dos filmes submetidos, a curadoria selecionou 113 curtas-metragens que oferecem um panorama multifacetado da produção nacional, uma vez que há representantes das cinco regiões do Brasil. Também destaca-se a forte presença feminina nesta edição, com 51 obras dirigidas por mulheres. A diversidade de gênero e sexualidade está entre os pilares do Curta Taquary desde sua fundação.

Outro fato interessante é o número de produções fomentadas pela Lei Aldir Blanc, cujo aporte financeiro ajudou a amenizar a forte crise instaurada no setor cultural após a eclosão da pandemia de covid-19. Entre as obras que contaram com o fomento está “Sideral”, dirigido por Carlos Segundo (RN), que representou o país na Mostra Competitiva de Cannes.

Ao todo, são dez mostras competitivas: Brasil, com obras de temática livre; Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero. Completam ainda a programação a Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Criancine, para o público infantojuvenil; Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; a Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental; e a Mostra Internacional. Além delas, o festival promoverá sessões fora de competição, como a Mostra Agreste e Sessão Especial.

No âmbito internacional, serão exibidos filmes de cinco países: Argentina, Chile, França, Peru e México. Entre as obras estrangeiras que compõem a programação do festival está o aclamado “Bestia”, de Hugo Covarrubias, que representa o Chile na disputa pelo Oscar de melhor curta-metragem de animação.

“Estamos muito orgulhosos do formato que esta edição está tomando. É muito recompensador observar a potência das diretoras e dos diretores, de diferentes idades e com histórias de vidas múltiplas, que lançam olhares sensíveis sobre o nosso tempo. O número recorde de inscrições que recebemos mostra como, apesar das dificuldades, temos uma pulsão criativa em constante movimento e esperamos conseguir ecoar essas vozes para que elas atinjam o maior número de pessoas, inspirando e transformando”, pontua Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary.

O 15º Curta Taquary contará ainda com várias ações complementares, entre elas uma masterclass ministrada pela atriz Zezita Matos. A artista paraibana é uma presença marcante na cinematografia nacional e já participou de filmes como “O Céu de Suely”, “Baixio das Bestas”, “A História da Eternidade”, “Deserto Particular”, entre outros.

Compromisso ambiental

Engajado no fomento do audiovisual de Pernambuco e de todo o país, o Curta Taquary reforça nesta edição outro pilar caro à sua história: o destaque para pautas sociais e a conscientização sobre a importância do cuidado com a natureza.   O evento acontece em datas simbólicas: 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, enquanto 22 de março, encerramento do festival, é o Dia da Água. Além da programação, o compromisso com o meio ambiente também estará expresso no plantio de 1298 plantas, sendo 777 relativas aos inscritos em 2022 e 521 aos filmes submetidos na última edição. 

A programação completa será divulgada nos próximos dias. Para mais informações, acesse o site do festival (www.curtataquary.com.br).


Acompanhe o festival também nas redes sociais:
Instagram:  @curtataquary
Facebook: CurtaTaquary
YouTube: CurtaTaquaryAudiovisual


Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário