O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Começa mais uma Romaria das Candeias, no Juazeiro do Norte

Acontece até o dia 02 de Fevereiro, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, no Juazeiro do Norte, no Estado do Ceara. 



 Criada pelo Pe. Cícero Romão Batista, a Romaria das Candeias é talvez uma das mais conhecidas manifestações da fé popular do povo nordestino. De acordo com as histórias contadas pelo povo romeiro, o inicio da festa aconteceu com a ideia do Padre Cícero, que queria ajudar comerciantes de Juazeiro que passava por dificuldades. O padre, solicitou que os fiéis,  comprassem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias.

 A ela acorrem peregrinos de diversas localidades do Nordeste do Brasil, e mesmo de outras regiões, o que a torna uma das maiores festividades católicas do Juazeiro, junto com a Romaria de Finados. A Procissão das Velas, ocorrida na noite do dia 02 de fevereiro, marca o ápice da celebração religiosa, reunindo frequentemente centenas de milhares de romeiros. 

 Em 2022, ainda com a pandemia, os romeiros retornam para a Juazeiro do Padre Cícero, a noite da ultima segunda-feira(24) marcou a abertura da festa, que tem como tema: "A luz da fé que nos guia, aqui nos reanimou." A celebração das 19h, foi presidida pelo Padre Carlos Lages da Arquidiocese de Teresina. 









Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fotos: Mãe das Dores Juazeiro

Nenhum comentário