O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SETEMBRO AMARELO: Conheça a campanha e sua importância



O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a sociedade se une para debater saúde mental e para relembrar a importância de saber reconhecer sinais de comportamento depressivo ou suicida em familiares e amigos. No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

O suicídio é um problema multifatorial de riscos genéticos, psicológicos, sociais e culturais, às vezes combinados com experiências de perdas e traumas. É configurado como morte intencional autoinflingida, ou seja, quando a pessoa decide tirar a própria vida. O comportamento suicida engloba, também, a intenção e tentativas de suicídio com episódios de automutilação, por exemplo.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é possível evitar o suicídio, sendo necessário que as nações se mobilizem para implementar políticas eficientes e promover estratégias de prevenção. Por isso, a campanha envolve escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a sociedade em geral, além de contar com todo apoio do Governo Federal. Neste ano, o tema do Setembro Amarelo é “Agir Salva Vidas”.

Prevenção ao suicídio: como identificar os sinais de alerta

De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Em todo o mundo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem a sua vida dessa forma. Para contribuirmos na prevenção do suicídio, precisamos saber identificar os sinais de alerta que uma pessoa emite.

A pessoa que está passando por uma crise suicida pode confessar se sentir sem esperanças, culpada, apresentar falta de produtividade, descuido com a aparência, perda de apetite e isolamento da família e amigos. Além disso, existem alguns comentários que são considerados com intenções suicidas, que podem estar expressos de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos. Confira:

•    "Vou desaparecer”
•    “Vou deixar vocês em paz”
•    “Eu sou um perdedor e um peso para os outros”
•    “Eu preferia estar morto”

Boletim gratuito de prevenção ao suicídio do Ministério da Saúde

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, celebrado na última sexta-feira, 10 de setembro, o Ministério da Saúde lançou um boletim gratuito sobre prevenção ao suicídio 2021. O documento tem como objetivo reforçar a campanha do Setembro Amarelo, com o compartilhamento de informações importantes para conscientizar as pessoas sobre como agir e lidar com o assunto.

O boletim temático gratuito é destinado às famílias, educadores, conselhos tutelares, líderes comunitários, religiosos e população em geral. Para acessar, os interessados podem Clicar aqui

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário