O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ROMARIA 2021: Cruzeiro de Frei Damião, cada dia melhor para receber os romeiros

O espaço dedicado a memoria do venerável, Frei Damião de Bozzano, vem se tornando cada dia mais um lugar para meditação, acolhida e oração em São Joaquim do Monte. 




 Quando Frei Damião colocou seus pés na pequena São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, pela primeira vez, talvez ele não imaginasse que a cidade pacata, com aquela alta serra onde ele quis por uma cruz, se tornasse tão gigante na fé, e na história, com um dos maiores eventos religiosos, do Estado de Pernambuco. O Padre José Escorel, ao trazer Frei Damião para a cidade, dava inicio a uma história de amor, fé e muita oração. O frade, vindo da Itália, se tornou parte da cidade, dizia que a cidade parecia a sua Bozzano, terra que deixou no passado para se dedicar a evangelização. Depois de criado o cruzeiro no alto da serra, aquele lugar de vista perfeita, de vento suave e de tranquilidade, se tornaria o ponto de encontro dos fieis com o Criador.

 Hoje, após a chegada do Padre Isael, o espaço se torna a cada dia um lugar melhor para a acolhida de romeiros e romeiras que vem dos mais diversos locais do Brasil. Homens e mulheres que buscam ali um encontro de fé, através da intercessão de Frei Damião. Olhando com um posicionamento social, o cruzeiro, é hoje o principal ponto turístico da cidade, e reúne riquezas naturais de tirar o folego, como o pôr-do-sol, e a vista privilegiada dos verdes montes.




 Com a chegada de mais uma romaria, a 28ª edição do evento, mais investimentos estão sendo feitos, como a requalificação do mirante da cruz, onde fica as marcas deixas por Frei Damião, e a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros. O espaço agora contará com rampa para acessibilidade e também proteção lateral para evitar acidentes com os visitantes. Outra obra importante é a revitalização e recuperação de um antigo poço, que nas santas missões de Frei Damião era sinal de bênçãos para os fieis. Agora, o espaço que fica aos pés da pedra do cruzeiro, será chamado de Poço da Samaritana, onde Cristo, se mostra como a água da vida. 

 Além dessas obras, somam-se também a via-sacra no acesso ao cruzeiro, que será inaugurada na romaria, além outros pequenos investimentos que somados, tornam o espaço cada dia mais um lugar para meditação, acolhida e oração em São Joaquim do Monte. 

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário