O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: Democracia 3.0

José Batista Neto*

 


Os tempos são outros. Necessariamente precisamos aceitar todas as perspectivas e expectativas. E quando se fala em Gestão Pública, essa afirmação se torna mais latente e urgente. A palavra “transparência” nunca esteve tão em voga: as pessoas querem saber como e onde estão sendo empregados o alto jugo de impostos que pagamos até por um confeito.

A figura do gestor moderno se destoa daquele que ocupava apenas o gabinete e de lá emanava suas decisões. Nos dias atuais, por exemplo; um prefeito necessariamente precisa fazer da cidade o seu gabinete. Não apenas como estratégia de marketing. A presença – física – de um prefeito na lida, obras, órgãos e ações transmite segurança aos administrados e elabora o cronograma diário de necessidades a serem atendidas para o próprio gestor. É possível ver a diferença de atuação daquele que escuta o povo e não toma decisões apenas dentro de casa ou dentro de seu grupo. Avanços são percebidos e o povo se sente participante dos destinos de sua cidade, Estado e País.

Com a universalização do acesso à Internet, as pessoas tendem a pesquisar mais e serem analíticos no tocante à política. Os que prezam pela consciência buscarão de certa forma defender uma bandeira administrativa moderna, formada pela participação direta popular, seja através das frentes comunitárias, seja na integração entre administração e administrados que observam em conjunto as dificuldades e traçam planos para ultrapassar. A partir de então se observa um crescimento positivo de um determinado lugar. A leitura que o cidadão faz imbuído da missão de eleitor tem se diferenciado no correr dos tempos e esse recorte é por demais positivo para o fortalecimento dos alicerces que integram a Democracia.

Uma linha que se inicia numa eleição. Escolher bem é um bem permanente. 

 

___________________

José Batista Neto é Jornalista e Editor do BCN


Nenhum comentário