O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Você sabe quem foi Dom Vital de Oliveira? Mais um futuro santo em Pernambuco

Hoje 4 de junho é recordado a morte de Dom Vital, frade capuchinho que foi Bispo de Olinda. São 143 anos da partida do servo de Deus. 




 Dom Frei Vital de Oliveira, nasceu em , 27 de novembro de 1844 em  Sítio Jaqueira do Engenho Aurora, na época território do estado de Pernambuco. Era filho de Antônio Gonçalves de Oliveira e Antônia Albina de Albuquerque. O frei foi ordenado sacerdote em  2 de agosto de 1868, aos 23 anos e foi designado por Dom Pedro II, Imperador do Brasil, para ser bispo de Olinda, no dia 21 de maio de 1871, aos 26 anos.

 Pelo período de quatro anos em Olinda, foi o primeiro bispo capuchinho do Brasil. Relatos da época informam que o episcopado de Dom Frei Vital foi marcado por tensões, sendo vivamente hostilizado pelos inimigos da Igreja e suas seitas secretas. Lembrado por seu fervor religioso e seu comportamento voltado à penitência, em 1874, dom Vital foi preso e julgado, sendo perseguido pelo Imperador Dom Pedro II, por conta de resoluções em defesa da fé e da Igreja. 

Báculo, Mitra e Casula usadas por Dom Vital



  Seu Processo de Beatificação e Canonização foi aberto oficialmente em 1953 e, depois de um tempo, os trabalhos foram retomados em 1992. A fase diocesana foi encerrada em 04/07/2003 e a documentação foi enviada ao Vaticano. Em 2012, o Arcebispo entregou a Causa à condução dos capuchinhos. Uma frase conhecida de dom Vital exprime os valores por ele defendidos: “Peçam-nos o sacrifício de nossos cômodos; peçam-nos o sacrifício de nossas faculdades, peçam-nos o sacrifício de nossa saúde; peçam-nos o sangue de nossas veias… Mas, pelo santo amor de Deus não nos peçam o sacrifício de nossa consciência, porque nunca o faremos.”

Basílica da Penha, onde Dom Vital foi sepultado



 Dom Vital faleceu em Paris, a 4 de julho de 1878. Ao receber o Viático, disse: “Perdôo de coração aos meus inimigos e ofereço a Deus o sacrifício da minha vida”. Monsenhor de Ségur, na oração fúnebre, por ocasião das exéquias, afirmou que Dom Vital morreu envenenado. Seus restos mortais se encontram sepultados na Basílica da Penha, na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, aos cuidados dos frades capuchinhos.

Tumulo de Dom Vital. 



 

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário