O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

TIM anuncia teclado para celular que combate a homofobia


A operadora TIM acaba de anunciar que atualizou o aplicativo “Teclado Consciente TIM”, que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias no dia a dia.

Inclusive, o app sugere substituições, evitando o uso de termos que são considerados LGBTfóbicos.

A iniciativa faz parte das comemorações do Mês do Orgulho LGBT, celebrado em junho.

Lançado em novembro de 2020, o app foi desenvolvido inicialmente para o mês da Consciência Negra, alertando os usuários sobre o uso de expressões e palavras racistas.

A nova versão do aplicativo adicionou cerca de 500 palavras e frases LGBTfóbicas, como sapatão, baitola, traveco, entre outros termos pejorativos.

O recurso se torna visível apenas quando o usuário digita em aplicativos ou redes sociais as palavras consideradas inadequadas.

Ao clicar na expressão, a ferramenta explica porque o termo é considerado racista ou LGBTfóbico, oferecendo palavras alternativas.

A aplicação foi criada a partir de uma parceria entre a TIM e a BETC HAVAS, além da consultoria da Vírgula.

De acordo com Ana Paula Castello Branco, diretora de publicidade e gestão de marca da TIM, a tecnologia possibilita a evolução social, gerando uma sociedade mais inclusiva, sem preconceito e com mais empatia.

“Tivemos um time formado por pessoas LGBTI+ trabalhando nessa nova versão do Teclado Consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade”, explicou a executiva.

O Teclado Consciente TIM está disponível para dispositivos Android e iOS.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, não apenas os clientes da TIM.

Para quem já tinha baixado a primeira versão do app, a atualização com os termos LGBTfóbicos é feita de forma automática.

 

 

Nenhum comentário