O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Pernambuco: Aumenta notificações arboviroses




Além das medidas sanitárias e o distanciamento social para se evitar o contágio da Covid-19 que está em alta no estado, a população de Pernambuco também deve ficar atenta ao crescimento das confirmações de casos das arboviroses. A chikungunya se destaca com o aumento dos casos notificados, em 2021 o aumento foi de 135,8% quando comparado ao mesmo período de 2020.

A dengue, zika e chikungunya além de compartilharem do mesmo vetor da doença, o mosquito Aedes Aegypti, também lembram alguns sintomas que são relacionados ao contágio com o coronavírus. // O que diferencia o diagnóstico de uma arbovirose para a Covid-19, são os sintomas respiratórios que na última doença se apresentam mais fortes.

Os sintomas também se apresentam de formas e intensidades diferentes, nas três principais arboviroses. Na dengue, a pessoa pode ter febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e vômitos. Nesse caso, os sintomas podem durar de 7 a 10 dias.

Na zika, os sintomas se apresentam de forma mais leve como febre baixa, manchas vermelhas na pele e cansaço. A duração também é mais curta, de 2 a 3 dias.

Já na chikungunya, os sintomas são quase os mesmos da dengue, febre em temperatura mais alta e dor nas articulações. A duração pode ser de 10 a 14 dias.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da Rádio Cidade

Nenhum comentário