O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

DIOCESE: Diocese de Caruaru retoma catequese no dia de Pentecostes




Diante da paralização causada pela pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades da Igreja, a realização dos encontros da catequese de Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma e de Matrimônio (para os noivos) foram suspensos, há mais de um ano.  A catequese é uma preocupação e prioridade para a Diocese, uma vez que é dimensão muito importante para a Igreja.

Com a reabertura gradual das atividades não só da Igreja, mas de toda a sociedade, a Comissão Pastoral Diocesana para a animação bíblico-catequética, juntamente com o Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, decidiram retomar as atividades catequéticas na Diocese, tendo início no Domingo de Pentecostes. Para marcar esta retomada, uma programação foi elaborada para preparar os catequistas, a fim que possam, reanimados na fé, realizar os encontros de catequese com segurança e seguindo os protocolos sanitários.

Sendo assim, a programação inicia com a Vigília de Pentecostes, que será realizada pelos catequistas da noite sábado (22) até o domingo (23). Todos os catequistas de cada Paróquia se reunirão numa igreja para rezar pela intenção do reinício da catequese. No domingo, Dia de Pentecostes, 5 catequistas representarão cada uma das Foranias da Diocese na Missa da Catedral, presidida por Dom José Ruy, a partir das 6h15. Na ocasião, receberão do senhor Bispo o Catecismo da Igreja Católica, marcando desse modo a retomada da catequese e também sinalizando que todos os catequistas receberão o Catecismo no próximo semestre (as orientações serão dadas posteriormente). Todos poderão acompanhar esta Missa através da TV Asa Branca e/ou YouTube da Diocese.

Das 8h às 11h, no Colégio Sagrado Coração, será realizado o Encontro Diocesano dos coordenadores de catequese. Apenas um catequista por Paróquia poderá participar deste momento, contando também com a presença de Dom Ruy e do Pe. Jean Lucas, que realizará uma formação sobre “A Iniciação à Vida Crista, à luz do Catecismo da Igreja Católica”. A partir deste Encontro os catequistas vão levar para suas equipes de catequese as normas sanitárias para dar início às atividades nas comunidades.

Retomar a catequese no Domingo de Pentecostes é bastante simbólico. Encontramos o relato nos Atos dos Apóstolos: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. […] Todos ficaram cheios do Espírito…” (At 2, 1-4). A partir deste momento, a Igreja inicia sua atividade evangelizadora. Os catequistas, então, iluminados pelo Espírito Santo, retomam sua missão de educar na fé as crianças e adultos.

Resumo da Programação da retomada da catequese na Diocese de Caruaru:

Sábado, Dia 22:
Noite: Vigília de Pentecostes

Domingo, Dia 23:
6h15: Missa na Catedral com a participação de 1 catequista por Forania
8h30 às 11h: Encontro Diocesano de coordenadores de catequese no Colégio Sagrado Coraçao – 1 catequista por Paróquia

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da PASCOM Diocese de Caruaru

Nenhum comentário