O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

REGIONAL - Prefeitura de Caruaru reinventa Educação e fortalece contato com estudantes em tempos de pandemia

 

 

Divulgação - Foto antes da Pandemia

Caruaru teve o maior investimento em Educação na história do município nos últimos quatro anos. Da parte pedagógica à estrutural, muitas foram as mudanças na área, como por exemplo, o letramento em programação em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que tem o objetivo de preparar alunos e professores para os avanços tecnológicos, ampliando as capacidades de criação e expressão no mundo digital.

Recentemente, Caruaru registrou o segundo melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estadual para municípios com população acima de 300 mil habitantes. O índice avalia a qualidade da educação básica do Brasil. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice do município subiu de 5,2 para 5,5. Nos anos finais, de 4,0 para 4,9. E a taxa de aprovação nos anos finais, cresceu de 0,79 para 0,89. Foi o melhor resultado da história de Caruaru.

Além disso, estudantes da rede municipal de ensino foram destaque nacional com participações em olimpíadas, a exemplo do aluno Jairo Bezerra, que recebeu o ouro da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2019, tendo uma classificação inédita na história do município. Na época, estava matriculado no 8° Ano da Escola em Tempo Integral Álvaro Lins. A rede municipal de Caruaru também foi destaque concursos regionais, como por exemplo, o Concurso Ler Bem.

Foram implantadas de forma oficial e regulamentada as escolas de ensino em tempo integral, sendo elas: ETI Prefeito João Lyra Filho, ETI Professor Rubem de Lima Barros, ETI Professor Altair Nunes Porto Filho, ETI Dr. Amaro de Lyra e César e ETI Álvaro Lins. Foram construídas novas escolas e 95% da rede municipal de ensino passou por reforma.

Mais de 5.500 vagas em creche foram criadas nesses últimos anos, com salas de aula, salas multiuso, fraldários, ambiente para amamentação, lavanderia, copa, cozinha, jardim/horta, playground, entre outros espaços. Um investimento que reforça a preocupação com a primeira infância e possibilita que as mães e pais tenham com quem deixar seus filhos e buscarem o sustento da família.

Espaços de esportes e lazer como quadras esportivas foram construídas, assim como bibliotecas e salas de leitura. Também foram implantados laboratórios de informática e 32 de Ciência e Matemática, proporcionando aos estudantes espaços para ampliação da construção dos conhecimentos. Incentivando as práticas esportivas, a Prefeitura de Caruaru também retomou os Jogos Escolares do município.

Para garantir uma merenda de qualidade aos estudantes, novos profissionais de nutrição foram contratados para um melhor acompanhamento das refeições, elaboração dos cardápios, realização de avaliação nutricional, tratamento com manipuladores de alimento, teste de aceitabilidade da alimentação, educação nutricional e fiscalização no preparo das refeições. Nas escolas os alunos passaram a beber também água mineral, o que não existia antes.

A Secretaria de Educação também levou, em parceria com a Secretaria de Saúde, o programa “Aprender com Saúde”, levando para os estudantes da rede municipal de ensino profissionais da área, oferecendo vacinação, encaminhamento de consultas, dentistas e oftalmologistas nas escolas. A iniciativa também contou com a entrega de óculos de grau para os alunos que tinham a necessidade.

Os alunos receberam ainda kits escolares completos e participaram de diversas atividades em incentivo à leitura e à arte. A partir do projeto “Arte-educação”, os estudantes são incentivados a terem mais criticidade e sensibilidade em torno da Arte na Educação.

MAIS INCLUSÃO - A Educação Inclusiva em Caruaru passou por um mapeamento do diagnóstico da rede e todas as salas de recursos multifuncionais foram requalificadas. O quadro de profissionais de atendimento educacional especializado foi ampliado através de seleção simplificada, sendo feita também a contratação de mais intérpretes para os estudantes surdos. Os profissionais envolvidos também receberam formação continuada. Durante a pandemia, os estudantes com deficiência estão recebendo suporte on-line, além de apostilas em três níveis de desenvolvimento. As iniciativas no período visaram garantir a acessibilidade de todas as aulas e ações para os estudantes, desde os surdos através da interpretação com Língua brasileira de sinais e intérpretes à continuidade e monitoramento do trabalho realizado com alunos cegos e com baixa visão.

FORMAÇÃO - Em constantes formações para qualificação, os profissionais da Secretaria de Educação puderam participar de diversos momentos. O Programa Educar Caruaru consistiu na implantação da Plataforma Educar, onde através dela gestores, professores e alunos tiveram acesso a inúmeros conteúdos multimídia e recursos interativos, facilitando a interação da comunidade escolar e melhorando o processo de ensino e aprendizagem.

A formação Google Ferramentas teve por finalidade, apresentar aos profissionais as possibilidades de uso das tecnologias do G Suite for Education para aumentar a eficiência, a inovação e a personalização do ensino. A gerência de Tecnologia Educacional promoveu a Formação Google Ferramentas EAD, a partir do contexto da pandemia.

AULA EM CASA – Durante a pandemia, a Prefeitura de Caruaru tem disponibilizado aulas pela TV Câmara, canal 22.2, para os alunos da rede municipal de ensino. O conteúdo exibido é voltado para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA. Também são veiculadas as aulas do Cursinho Popular Edilson de Góis.

O material disponibilizado na programação da TV Câmara tem tradução em Libras. Para todas as ferramentas e plataformas utilizadas pelos alunos, a Secretaria de Educação de Caruaru teve o cuidado de realizar um processo de formação para as equipes de Acompanhamento Pedagógico, Formadores Especialistas da Gerência de Ensino e profissionais das unidades escolares. Os estudantes são acompanhados diariamente pelos profissionais.

A Prefeitura de Caruaru tem oferecido diversas formas para os alunos desenvolverem atividades durante o período de pandemia do novo coronavírus. Site, videoaulas no Youtube, aulas na TV Câmara e apostilas impressas. Contando com apoio de parceiros, o intuito é adequar o ensino a cada realidade.

Nenhum comentário