O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

PAPO TEC - São Joaquim e sua Rede de Telefonia Celular

 

O nosso papo de tecnologia de hoje vai ser sobre telefonia móvel. Bacana, não? Então vamos lá! 

 

São Joaquim do Monte, nos dias atuais é atendida por três grandes Operadoras de Telefonia Celular: 

 

TIM – Tecnologias 2G / 3G / 4G / 4G LTE 

CLARO – Tecnologia  2G  /3G / 4G / 4.5G 

VIVO – Tecnologia 2G / 3G 

 

O padrão LTE oferecido pela TIM permite que as ligações em áudio, que normalmente utilizam radiofrequência para transmissão, sejam completadas através da rede de dados, melhorando a qualidade da voz. É claro que tudo depende de uma rede robusta para que esse processamento aconteça, o que não é bem o nosso caso, por isso não é tão fácil utilizar esse tráfego e as ligações se completam via radiofrequência com o áudio que conhecemos . A VIVO entrou há pouco tempo no mercado sãojoaquinense, utilizando a mesma estrutura da TIM (TORRE PRÓXIMA AO CRUZEIRO DO FREI DAMIÃO) com as faixas em Segunda Geração (2G) e 3G. Ainda tem a menor faixa do mercado, liderado pela TIM. 

 

A TIM iniciou a operação no antigo TDMA ainda no final dos anos 90, quando o celular era utilizado estritamente para fazer ligação. Sua antena de baixa potência era instalada num poste nas proximidades onde hoje se encontra a estátua do Frei Damião. Mas, na época, desencadeou um frenesi de aquisições de linhas pré-pagas. Com o passar o tempo e a chegada do GSM, a Operadora implantou duas torres, sendo uma BACKBONE (que interliga São Joaquim a Caruaru)  localizada nas proximidades do Santuário e a torre  de demanda aos clientes na COHAB. Segue com a maior fatia dos aparelhos ativos por ter sido pioneira. 

 

É tão certo como 2 e 2 são 4 que o consumo de dados tende a crescer na velocidade em que as plataformas investem em entretenimento. Logo, as Operadoras devem correr atrás para atender de forma tranquila a demanda crescente, sob pena de perca de clientes através da portabilidade. Na terra da Romaria, a briga por esse público reside entre a TIM e CLARO. No entanto, a VIVO tem fortalecido sua rede e pretende implantar em pouco tempo o 4.5G em sua base sãojoaquinense. 

 

E A OI? 

 

Se você seguiu leitura até aqui, deve estar se perguntando: e a Oi? Opa! Vamos falar exatamente dela a partir de agora. 

 

Mesmo com grande Infraestrutura em Backbone, Fibra Óptica e Telefonia Fixa, a Oi vive tempos difícieis, seguindo em processo de venda de seus ativos em telefonia Móvel. Isso implicou na falta de investimentos na cobertura celular, deixando vários municípios sem o serviço, São Joaquim do Monte entre elas. Em contato com a Oi, foi nos relatado que não existe uma previsão de chegada da cobertura móvel, mas que investimentos em expansão estão sendo feitos. Usuários da Oi aprovam suas promoções e sinal. Quem sabe, né? Seria um bom momento para os clientes terem acesso a esse diferencial.  

 

QUAL A MELHOR OPERADORA NA CIDADE? 

 

Bom, pra encerrar o Papo Tec de hoje, vem essa pergunta: Qual Operadora eu Contrato em São Joaquim? 

Bom, não existe uma Telefonia 100%. Cada uma das três (TIM, VIVO, CLARO) tem seus prós e contras. Para quem precisa de muita cobertura e estabilidade de rede para falar, a TIM sem dúvida sai na frente, seguida pela Claro e Vivo. Já para quem precisa de estabilidade de conexão de dados e Internet, a VIVO é uma ótima opção - mesmo que a rede local ainda esteja em 3G. A Claro também proporciona uma boa experiência de navegação, principalmente para vídeos em alta qualidade. A TIM deixa a desejar um pouco quando o assunto é estabilidade de sua rede de dados, principalmente na ocorrência de chuvas fortes, temporais e etc.  

 

É isso, pessoal! Nos encontramos em breve com mais um tema para quem gosta de tecnologia! 

 

José Batista Neto

BCN

Nenhum comentário