O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

VIOLÊNCIA: Primeiro semestre de 2020 teve mais homicídios que o de 2019

O crescimento nos Crimes Violentos Letais Intencionais não foi uma tendência exclusiva do estado, e sim de todo o Brasil.



O primeiro semestre de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, foi mais violento que o de 2019 em Pernambuco. De acordo com o boletim da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgado nesta quarta-feira (15), os seis primeiros meses do ano acumularam 1.961 homicídios, 11,7% a mais que o mesmo período do ano passado (1.755). Entretanto, a pasta justifica que o crescimento nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) não foi uma tendência exclusiva do estado, e sim de todo o Brasil.

“Já identificamos as causas do crescimento desses crimes no estado e estamos atacando o problema. É preciso aumentar os cumprimentos de mandados de prisão, ampliar a resolução de inquéritos, com definição de autoria, e desencadear maior número possível de operações de repressão qualificada. Pernambuco não escapou da tendência de crescimento nacional, mas é preciso levar em consideração o contexto e perceber que, entre os estados, especialmente Ceará e Bahia, com realidade semelhante à nossa, ficamos entre os com menores percentuais de aumento”, pondera o secretário Antônio de Pádua.

Considerando os dados do primeiro semestre do ano atual, todas as regiões de Pernambuco observaram aumento nos homicídios. O menor percentual foi novamente o do Recife, com 4,1% (de 268 para 279). No Agreste, acréscimo de 6,77% nos seis primeiros meses do ano em relação ao semestre inicial de 2019, tendo saído de 443 para 473. A Região Metropolitana subiu 7,62% no confronto entre os dois períodos: de 512 para 551 vítimas. Pelo Sertão, a alta foi de 15,71% (191 para 221). Por fim, a Zona da Mata cresceu 28,15%, pois passou de 341 para 437 mortes violentas.

Contudo, a pasta também informa que houve recuo na quantidade de assassinatos em dez Áreas Integradas de Segurança (AIS), como as de Cabrobó (-33%), São Lourenço da Mata (-31%) e Santa Cruz do Capibaribe (-25%). Em 25 cidades, não houve CVLIs no primeiro semestre.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário