O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

TBT BCN: Banda Musical Aba da Serra, um tesouro esquecido no passado.

No TBT do Blog Coisa Nossa desta quinta-feira vamos relembrar a Caçula de Pernambuco, a banda de música que rendeu a todos nós não somente orgulhos, mas também muita saudade. 



 Essa não é a primeira vez que falamos da Banda Musical Aba da Serra, talvez seja a terceira ou quarta vez que escrevemos sobre esse grande patrimônio esquecido de nossa história. A Caçula de Pernambuco, como ficou conhecida em nosso Estado, foi criada em 10 de fevereiro de 1997, na gestão do então prefeito de São Joaquim do Monte, Paulo Coelho Xavier. Era composta por diversos instrumentos: trombones, saxofones, clarinetes, trompetes, percussão e tantos outros. A nossa inesquecível Aba da Serra, foi inicialmente composta por 21 componentes e trazia consigo a marca firme e forte da nossa gente.



 Com o passar do tempo a banda foi crescendo e desenvolvendo. Participou de festivais, ficando em segundo lugar em um dos festivais que participou em Recife, capital de Pernambuco. Sua fama era gigante na região, atraia pela beleza das apresentações, pelo zelo com que levavam a música aos corações. Tocava as procissões, era a responsável pelas alvoradas da Festa de Reis, acordando os moradores, saldando os dias festivos.  Homenageava as mães, quando em seu dia, se apresentavam pela ruas, passando pelas casas. 

 Se ainda existisse, a Banda Musical Aba da Serra estaria em seus 23 anos de história. Mas infelizmente por questões inúmeras, principalmente por falta de investimentos e zelo pelo patrimônio imaterial do Município, a nossa memorável banda musical, sumiu. Foi silenciada pela modernidade, a cidade ficou órfã de um de seus maiores patrimônios. Não há nenhum São Joaquinense que não recorde com alegria no coração os velhos tempos em que a banda animava nosso carnavais com frevo, sambas, e todos os ritmos que fazem nossa alma dançar.



 A ultima vez que a banda se apresentou foi em 2018, quando alguns integrantes se uniram para celebrar os 20 anos de sua criação. Mas, já fazem 6 anos que a banda parou, foi calada pelo simples fato de não ter sido vista com carinho e respeito e assim ela se tornou parte de um TBT, porém jamais será esquecida. O desejo desse blog é de quem um dia, possamos acordar ao som das alvoradas, ver as procissões sendo animadas pela Banda Musical Aba da Serra. 

Blog Coisa Nossa Pernambuco 
TBT - Banda Musical Aba da Serra
Por: Antônio Oliveira
30 de Julho de 2020.

Nenhum comentário