RETOMADA: Região Agreste reabre comércio e outras atividades na segunda; feiras ficam de fora - Blog Coisa Nossa

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

RETOMADA: Região Agreste reabre comércio e outras atividades na segunda; feiras ficam de fora

Compartilhe isso!

A partir do próximo dia 13 de Julho, cidades do Agreste de Pernambuco terão a retomada do comercio na Fase 4 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19.




  A partir da próxima segunda-feira (13), os municípios do Agreste pernambucano avançarão para a Fase 4 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. A II macrorregião teve o retorno dos setores estacionado após um aumento significativo no número de casos graves da Covid-19, com crescimento na demanda hospitalar. O cenário levou à determinação de quarentena mais rígida em Caruaru e Bezerros, cidades onde o cenário despertava mais preocupação, além de um alerta geral para os municípios adjacentes.

  Após os 10 dias de lockdown, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse, em entrevista coletiva remota nesta quinta-feira (9), ser possível identificar uma tendência de redução nos indicadores que servem como base para o Plano de Convivência (novos casos, óbitos e demanda hospitalar) nessa região. "Apenas o Agreste, segunda macrorregião, que apresentou melhoria expressiva nos indicadores após a quarentena rígida, vai avançar de fase (na próxima semana). Os municípios irão para a Fase 4, se igualando às macros III e IV, no Sertão”, disse Longo. Esse avanço permitirá a reabertura do comércio varejista, shoppings, comércio de veículos, salões de beleza e serviços de estética, além da ampliação da capacidade profissional na construção civil, que poderá operar com 100% dos funcionários. 

 Não estará contemplado, porém, o Polo de Confecções do Agreste, liderado pelos municípios de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. "O Polo de Confecções tem destaque no Plano de Convivência devido às características específicas. Por isso, não está agora contemplado. O Polo de Confecções está podendo trabalhar com delivery, com protocolos específicos. A gente vai acompanhar os dados da saúde e o comportamento da pandemia e, conforme o nosso plano, vamos ver os protocolos e o melhor momento para anunciar a retomada (do Polo)”, explicou o o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, também presente à coletiva.  "Precisamos acompanhar os dados a partir dessa reabertura. Por isso, é importante que sigam os protocolos de distanciamento e higiene para evitar que essa reabertura traga novo aumento de casos, se não, pode voltar à Fase 2. O comportamento dos lojistas e clientes tem um reflexo em 15 dias”, completou. 

 Atividades autorizadas a voltar ao funcionamento.

 Na próxima segunda-feira (13/07), a Macrorregião de Saúde II, que engloba os municípios do Agreste, localizados na segunda etapa do Plano, avançam para a Etapa 4. Com isso, será autorizado o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria (com 50% da carga), construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial. As cidades das Macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão pernambucano, permanecem na mesma fase. Os dados de saúde desses municípios, no momento, não permitem o avanço da região no Plano.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: