REGIÃO: População de Agrestina terá internet grátis em praças públicas - Blog Coisa Nossa

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

REGIÃO: População de Agrestina terá internet grátis em praças públicas

Compartilhe isso!


Já se encontra em fase de implementação no município de Agrestina, interior de Pernambuco, o projeto Cidades Digitais, que irá garantir internet grátis em praças públicas e serviço de monitoramento em vários pontos da cidade. O recurso do projeto é do Governo Federal, através do Ministério do Planejamento e contrapartida do município. Agrestina foi contemplada após concorrer via edital e cumprir uma série de critérios.

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão digital nos municípios brasileiros com foco na melhoria da qualidade dos serviços da gestão pública. São duas etapas de implementação, a primeira consiste na etapa de infraestrutura, que é a montagem de toda a rede, e a segunda consiste na etapa de instalação da internet. O Governo Federal será responsável pela instalação da estrutura, já a execução do projeto será de responsabilidade do município.



Com a implementação do projeto, o município contará com um servidor de internet próprio e de alta velocidade que será fornecido à 32 prédios públicos, wi-fi grátis em seis praças e/ou espaços públicos e câmeras de segurança instaladas em dez pontos estratégicos da cidade. Uma central de monitoramento foi montada na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e irá funcionar 24 horas por dia. Passam a ter internet de graça as praças Padre Cícero, Edileuza Ribeiro, José Manoel da Silva, o Parque Ambiental João Alves e a Academia das Cidades. A Praça José Simplício, no Loteamento Ipiranga, é uma ampliação do município, e será contemplada com recursos próprios. 

 A previsão é de que até o final de agosto a etapa de montagem de toda a rede será concluída. Mais de 30 pontos de acesso já foram concluídos pela empresa Consuma Licitações: Equipamentos e Instalações. Dezoito quilômetros de fibra já foram passados pela cidade, interligando todos os pontos. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente, que está gerenciando o projeto, a novidade trará inclusão para pessoas que não tem acesso a internet. O município externou desejo em realizar uma possível ampliação para a área rural. 


Blog Coisa Nossa Pernambuco 
Com informações da Prefeitura de Agrestina

Nenhum comentário: