A partir de segunda-feira (06), os municípios de Caruaru e Bezerros retornarão à 2ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco.
Após 10 dias cumprindo isolamento social rígido - por determinação do Governo do Estado - as duas cidades registraram redução no número de casos graves de Síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Caruaru saiu de um índice médio de isolamento social de 35%, chegando a atingir 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O retorno à 2ª etapa do Plano consiste, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, no retorno do comércio atacadista.
Neste período de restrições mais rígidas, o Governo de Pernambuco reforçou ações de fiscalização e estruturação da rede pública de saúde das localidades especificamente no combate à Covid-19. E enviou ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mais 20 respiradores, abrindo assim novas vagas de terapia intensiva na unidade. Bezerros, por sua vez, recebeu cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares, que estão proporcionando a abertura de 10 novos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade. A IV Gerência Regional de Saúde já conta com 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 78 de UTI e 79 de enfermaria.
Também foram encaminhados mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as secretarias de Saúde dos dois municípios. Também foram distribuídas 12.300 máscaras de pano e aferida temperatura da 13 mil pessoas. As máscaras foram compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo de confecções do Agreste.
Com informações do Governo Pernambuco
0 Comentários