O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SÃO JOÃO: Agrestina realiza São João “Em casa, com tradição”

Município se reinventa e aposta no virtual e no saudosismo dos festejos



Nem de longe os nordestinos se imaginaram ficar sem o São João, umas das tradições mais fortes do Nordeste. Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que deixou os municípios impedidos de realizar os seus festejos, surge a adaptação de um povo que é resistente e por natureza. 

É bem sabido que a força das tradições não se ofusca de uma hora para a outra. A tradição é uma forma de sentimento enraizado dentro de cada um. E conhecendo bem esse sentimento, não era de se espantar que o Nordeste chegasse aos 45 minutos do segundo tempo com uma solução mágica, confortando um pouco esse sentimento desconhecido que pegou a todos de forma imprevista.

Os planejamento do festejo, que é realizado por uma grande cadeia de produção cultural, foi interrompido, assim como a felicidade que alimenta os forrozeiros por muitos meses antes do período junino. Isso envolve muita coisa. Tanta coisa que só o coração do nordestino sabe traduzir. 

Mas não é por falta de contato físico que o nordestino vai deixar de celebrar um sentimento que mora dentro de seu coração. Para Agrestina, município do interior de Pernambuco, as festas juninas são uma parte muito importante da tradição de seu povo, mas em cumprimento ao Ministério Público do Estado e aos órgãos de saúde, não realizará o seu São João em praça pública, com mais de 30 anos de história no imaginário popular.

Neste ano de 2020 o São João de Agrestina será “Em casa, com tradição”. A Secretaria de Cultura e Turismo pensou em uma forma de não deixar o festejo ser esquecido, e melhor que isso, relembrando os tempos passados. Um saudosismo que combina muito bem com o momento atual de ressignificação do que realmente é valioso e especial. 

O São João acontecerá de forma remota, ou seja, de forma virtual. Durante todo o ciclo junino a população vai poder revisitar as suas lembranças com reprises de shows, festivais de quadrilha e muitos outros conteúdos especiais para todo mundo deixar o coração quentinho sem precisar sair de casa. A programação nas redes sociais da Prefeitura de Agrestina (site, youtube, facebook e instagram) terá início amanhã, dia 11 de junho, e segue até São Pedro, final do ciclo junino.




Blog Coisa Nossa Pernambuco 
Com informações da Prefeitura de Agrestina

Nenhum comentário