O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

REGIÃO: Agrestina realiza dois tipos de testes para diagnósticos de infecção por coronavírus

Os métodos aplicados funcionam por identificação do genoma do vírus e por resposta imunológica



O município de Agrestina tem realizado dois tipos de testes para o diagnóstico da covid-19. Os tipos são o RT-PCU e o Teste Rápido Sorológico.  Os RT-PCU são utilizados desde o início da epidemia, esses testes virológicos servem para diagnosticar e, portanto, saber se o paciente está infectado no momento em que é realizado. A técnica utilizada, chamada RT-PCR, é um método de detecção do genoma do vírus e procura o vírus nas secreções do paciente. A amostra é coletada inserindo um swab, um tipo de cotonete, profundamente no nariz ou na boca. Estes são também conhecidos como teste swab para covid-19.



Já o Teste Rápido Sorológico é realizado quando o paciente está acima do sétimo dia do início dos sintomas e após 72 horas sem apresentar nenhum sintoma. Esses testes são baseados em uma análise do sangue e buscam determinar se o indivíduo esteve em contato com o vírus em algum momento do passado, detectando os anticorpos, ou seja, a resposta do sistema imunológico.

A Secretaria de Saúde de Agrestina segue as determinações da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e realiza os testes nos seguintes grupos de pessoas: profissionais de saúde; profissionais de segurança pública;  pessoas que moram no mesmo domicílio de profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, com sintomas; pacientes internos no Hospital Memorial Alzira Ribeiro, por Síndrome Respiratória Aguda Grave; óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave; e pessoas privadas de liberdade. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Agrestina, Tárcila Saborido, o município segue as notas técnicas  07/2020, de 14 de abril;  e 15/2020, de 31 de maio, da Secretaria de Saúde Pernambuco.



Os testes RT-PCU são completamente regulados pelo Estado de Pernambuco, cabendo aos profissionais do município apenas a identificação dos casos que se enquadram nos critérios estabelecidos e a coleta das amostras. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN-PE) é o responsável pela análise das amostras e entrega dos resultados. Os Estado de Pernambuco também é quem fornece os testes sorológicos. Na tentativa de ampliar a testagem e tornar obter um panorama mais aproximado das infecções por coronavírus no município, a Prefeitura de Agrestina tem adquirido testes rápidos.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações 

Nenhum comentário