O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

IGREJA: Santuário de Fátima, pela primeira vez 13 de maio será sem peregrinos



Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia provocada pela Covid-19. “Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não podermos fazê-lo é motivo de grande tristeza; mas essa decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, afirma o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem dirigida a todos os peregrinos.

“Tomar agora essa decisão dolorosa significa procurar criar condições para podermos retomar, o mais rapidamente possível, as peregrinações a este lugar”, sublinha. Na mensagem, Padre Carlos pede aos peregrinos que tradicionalmente se dirigem a Fátima todos os anos, nos dias 12 e 13, que não se desloquem para participar das festividades, mas que estejam unidos pelos meios das redes sociais. As celebrações serão presididas no Recinto, que estará fechado devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis.

Para suprir esta impossibilidade de deslocação dos peregrinos à Cova da Iria, o reitor do Santuário desafia-os a fazerem um caminho espiritual a partir de uma proposta concreta de oração para cada dia, que pode ser encontrada no site do Santuário e nas redes sociais do santuário, a partir desta segunda feira, 4, diariamente, até dia 13 de maio. “Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração: uma peregrinação por etapas, do dia 4 ao dia 13; uma peregrinação em que o caminho não é físico, mas interior”, afirma o padre Carlos.

“Que, em cada dia, cada um faça um momento de reflexão e oração, de acordo com as propostas que disponibilizaremos; e que, em cada noite, acenda à janela uma vela, até à procissão de velas do dia 12. Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais”. Na mensagem, o reitor cumprimenta ainda os vários grupos de peregrinos de todo o mundo que tiveram de cancelar a peregrinação a Fátima neste mês de maio, incluindo muitos portugueses que se deslocariam a pé e que este ano não o poderão fazer. “Quero saudar todos aqueles que, habitualmente, ano após ano, se fazem peregrinos de Fátima: sentimos a vossa falta! Mas estaremos unidos na oração comum. Saúdo igualmente todos aqueles que desejariam estar presentes, este ano, aqui no Santuário: rezaremos por todos vós!”

A mensagem termina com um apelo: “Rezemos à Senhora do Coração Imaculado – Nossa Senhora do Rosário de Fátima – pedindo também a intercessão dos Santos Pastorinhos, para que possamos voltar a reunir-nos, em breve, para celebrarmos com alegria a nossa fé e para rezarmos juntos, neste Santuário, por nós e pela humanidade inteira”.

Blog Coisa Nossa Pernambuco 
Com informações da Canção Nova

Nenhum comentário