O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CORONAVÍRUS: Bispos de Pernambuco discutem pandemia com Governador e equipe por vídeo conferência



O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou nesta sexta-feira (1. de maio) pela manhã de uma vídeo conferência com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, alguns secretários de Estado e outros bispos da Província Eclesiástica de Pernambuco, como o auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio; o bispo da Diocese de Garanhuns, dom Paulo Jackson; o bispo da Diocese de Pesqueira, dom José Luiz Salles; e o bispo da Diocese de Palmares, dom Henrique Soares da Costa.

Durante uma hora e meia, os bispos ouviram do Governador e seus secretários, dentre eles o de Saúde, André Longo, uma explanação sobre a situação atual da Covid-19 no estado de Pernambuco, puderam tirar suas dúvidas e expor alguns questionamentos. O cenário preocupante prevê um mês de maio difícil, com a pandemia tendo seu pico, provavelmente, entre os dias 10 e 15 deste mês.

Com estatísticas em mãos, a equipe do Governo apresentou mapas situando a gravidade do problema no grande Recife, mas que está se expandindo com rapidez para o agreste e o sertão do estado.

“Agradeci a disponibilidade do Governo para dialogar conosco e parabenizei sua equipe, como também fizeram outros irmãos, pelo empenho no combate à pandemia”, disse dom Fernando. “Reconheci, finalmente, que diante dos dados apresentados, não temos outra saída senão manter as atividades eclesiais como vêm acontecendo, pelo menos nessses próximos dias, e aguardar os resultados”, concluiu o arcebispo.

Ficam, portanto, mantidas as celebrações das missas nas igrejas com portas fechadas, sem a presença dos fiéis, até nova ordem, para que se evite a contaminação das pessoas pelo novo coronavírus.

Os demais bispos questionaram sobre a assistência dos enfermos nas cidades do interior, assistência aos presos, ampliação da fabricação de máscaras como meio de subsistência, merenda escolar e parcerias entre Estado e municípios.

Diante do congestionamento de pessoas contaminadas nos hospitais, dom Fernando sugeriu a utilização de grande área sub-utilizada na Clínica Dom Lamartine Soares, na Santa Casa de Misericórdia, no Recife, como ponto de apoio e atendimento aos doentes. O Secretário de Saúde ficou de estudar a viabilidade.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da PASCOM Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário