O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

BOA NOTÍCIA: Número de recuperados supera o de infectados pela Covid-19 no Brasil

Cerca de 14 mil pacientes já se recuperaram no Brasil, segundo Ministério da Saúde



Há meses em meio a notícias de medo e caos devido à pandemia do novo coronavírus, as boas notícias começam a aparecer finalmente. O Ministério da Saúde informou ontem (14) que ao menos 14 mil pessoas diagnosticadas com a Covid-19 já se recuperaram no Brasil. O número equivale a 55% do total de pacientes que tiveram resultado positivo em exames para o novo coronavírus. 

Atualmente, a maioria dos testes são oferecidos apenas a casos graves e a uma parte dos pacientes com síndrome gripal, o que dificulta um controle maior de casos no país. Por isso, o ministério avalia que o percentual de recuperados possa ser maior.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foram registrados até o momento 25.262 pacientes com covid-19. Desse total, 1.532 morreram em decorrência da doença e 9.704 continuam internados.

Gabbardo rebateu as críticas de que o ministério se recusava a divulgar esse dado, afirmando que a pasta realizou questionamentos a outros países para decidir qual seria a melhor forma para trabalhar com esses números. “Até se criou uma narrativa um tanto estranha, que eu tenho percebido nas redes sociais de que o Ministério da Saúde propositadamente não apresenta um dado de recuperação, tentando criar uma imagem de que o bicho é pior que ele é realmente. Não é nada disso”, disse o secretário-executivo.

O ministério, no entanto, frisa que o número de recuperados está dentro do número atual de casos comprovados -ou seja, pode haver variações. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, admite que há subnotificação dos dados, o que também pode influenciar o cálculo. “Hoje alguns pesquisadores falaram que para cada caso confirmado tem 12 não confirmados. Pode ser que sim. O inquérito vai nos dizer isso”, disse.

A referência é de uma pesquisa que visa dar estimativas do total da população que tem anticorpos para o novo coronavírus. O trabalho deve ser conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (RS), em parceria com outras instituições.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do Correio do Estado

Nenhum comentário