O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

FERIADO: Entenda o feriado da Data Magna de Pernambuco

Pernambuco durante a revolução de 1817, foi uma republica com om poderes Executivo, Legislativo e Judiciário independentes entre si, com liberdade de imprensa e de culto religioso.



Pernambuco foi o pioneiro em muitos marcos históricos de nosso país, o estado que hoje é um dos mais modernos e importantes do Brasil, já foi ate uma republica. Com poderes Executivo, Legislativo e Judiciário independentes entre si, onde imprensa e cultos religiosos gozavam de liberdade, conheça a história da Data Magna do estado "Imortal".

Foi para envolver ainda mais a população na vida do Estado, que desde o dia 24 de dezembro de 2007, que a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por intermédio da Lei nº 13.386, instituiu que o Estado teria uma Data Magna, e que ela seria comemorada em 06 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817. O Projeto de Lei tem como objetivo evocar e homenagear os heróis da Revolução, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado.

A Revolução Pernambucana de 1817

 Foi deflagrada no dia 6 de março e é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, tais como: a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.

Com essas propostas, a Revolução conseguiu reunir representantes dos mais variados segmentos da sociedade, inclusive populares que também desejavam a emancipação política e a implantação de um governo republicano. A iniciativa fez com que a sociedade pernambucana, por aproximadamente dois meses, conhecesse uma nova realidade política.

Passado esse período, a Corte Portuguesa sufocou o movimento. Cercou a cidade do Recife por terra e mar, o que resultou na prisão e morte dos líderes da Revolução. A luta, entretanto, não foi em vão. Cinco anos depois foi proclamada a independência do Brasil.



Blog Coisa Nossa Pernambuco
Do Baú de arquivos do Blog
Fonte:  Site do Governo de Pernambuco,

Nenhum comentário