O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

FOLIA 2020: Um personagem com "careta", mas que anima o carnaval em Triunfo



Dizem que todo o ser humano disfarça os mais íntimos sentimentos com máscaras invisíveis. Se procede, não sabemos, mas que o careta, a figura popular do município de Triunfo, no Sertão Pernambucano, nasceu desse jeito, isso sim podemos dizer que verdade. A cidade fica a 408 km do Recife.

O personagem enigmático surgiu no ano de 1917 no período do reisado, festa popular e folclórica que simboliza o nascimento de Jesus, como explica a coordenadora Joaneide Alencar de Araújo, 32, do Museu Casa do Careta, localizado no bairro do Alto da Boa Vista. “Um tal Mateus resolveu exagerar na bebida e foi impedido de participar da festa tradicional da cidade. Ele estava em péssimas condições e com um cheiro terrível. Ninguém suportava ficar perto dele”, relata.

Descontente com a proibição, o homem decidiu chamar a atenção de todos de uma forma bem inusitada. O brincante vestiu uma roupa extravagante, colocou uma máscara, escreveu uma frase em um tablado e saiu pelas ruas com um chocalho na mão. “As pessoas ficaram bem curiosas com ele. A única certeza é que aquele homem estava magoado com alguma coisa”, acrescenta.



A moda do Mateus pegou e várias pessoas passaram a se vestir da mesma forma. Saem geralmente em grupos conhecidos como "trecas". Hoje são mais de mil brincantes na rua durante o carnaval. Além do chocalho, outros elementos foram acrescentados para fazer mais zoada. Entre eles o reilo, uma espécie de chicote que emite uma sonoridade parecida com um tiro. Quando ele estala no ar, é impossível não colocar o olho no buraco da porta ou até mesmo sair para saber o que aconteceu. Há quem pergunte: “Quem morreu?”

 Uma fato curioso sobre os caretas é que os brincantes geralmente colocam espuma nas calças apertadas para diminuir as chances das pessoas os reconhecerem na rua. Mudam até a voz. Vale muito conhecer o espaço.  A Casa do Careta é um espaço que traz um acervo significativo sobre a figura. São indumentárias antigas, máscaras, livros, matérias de jornais e material audiovisual.   O local funciona de domingo a domingo, das 9h às 11 horas e das 14h às 16h. A entrada é gratuita. 



Blog Coisa Nossa Pernambuco
Do Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário