Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

DIOCESE: Dom José Ruy é o mais novo cidadão pernambucano



Em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta-feira (05), o Bispo da Diocese de Caruaru Dom José Ruy Gonçalves Lopes, que é natural da Bahia, recebeu o título honorífico de Cidadão Pernambucano, por solicitação do deputado estadual Diogo Moraes.  A sessão solene, presidida pelo deputado Eriberto Medeiros, contou com a presença de representes eclesiásticos e políticos pernambucanos, entre eles, o Monsenhor José Albérico, representando o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e o Frei Thiago, além do vereador Lula Torres, presidente da Câmara de Caruaru, do vice-prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro e da diretora de jornalismo da Rede Globo, Jô Mazzarolo. A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação do Coral Vozes de Pernambuco.

Abrindo a solenidade, o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros, falou sobre a importância da proposição de reconhecimento da sociedade pernambucana proposto na Alepe, evidenciando atuações em benefício da população, sejam pessoas ou instituições. “Diogo de forma brilhante teve a iniciativa de propor esse título de cidadão. Ficamos muito satisfeitos de saber que um baiano somará sua cidadania com Pernambuco hoje, nesta grande homenagem. Com a permissão dos nobres deputados e deputadas desta Casa, falando em nome de todos e todas, agradecemos a iniciativa da honraria e parabenizamos Dom José Ruy pela humildade e reconhecimento”, declarou Medeiros.




Em seu pronunciamento, Diogo Moraes destacou o extenso currículo do Bispo Dom José Ruy, que tomou posse na Diocese de Caruaru em setembro de 2019, sucedendo o agora Bispo Emérito Dom Bernardino Marchió. “A vinda de Dom Ruy para a nossa região, obedecendo a um chamado de Deus e a uma designação do Papa Francisco, também é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para renovarmos a nossa fé”, destacou Moraes.

O parlamentar destacou ainda a formação de origem Capuchinha do Bispo. “Em sua primeira homilia, o reverendo já demonstrou toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e o comprometimento com uma igreja que esteja cada vez mais próxima do povo”, detalhou Diogo. Diogo Moraes falou ainda sobre a experiência de Dom José Ruy. “Natural de Feira de Santana, na Bahia, e passados mais de 25 anos desde que obteve a ordenação sacerdotal, sempre atuando aqui no Nordeste, Dom José Ruy conhece, muito bem, a religiosidade de nosso povo, que chega a ser poética, assim como está intrinsecamente ligada à nossa própria identidade cultural”, afirmou.





À frente da Diocese de Caruaru, responsável por 19 cidades do agreste pernambucano, entre elas Gravatá, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, Dom José Ruy recebeu de presente, além do título, uma imagem de Frei Damião, a bandeira do estado de Pernambuco. “Junto minhas mãos e agradeço a Deus. Subi os degraus. Entrei nesta sala. Fiz uma prece para que jamais me seduza a gloria efêmera. A vaidade fugaz. Esse título me fez recordar as primeiras impressões de Pernambuco, quando ouvia as belas canções, da Polícia Militar de Pernambuco, já comecei a admirar e amar essa terra. Admirei o hino da terra dos altos coqueiros, que conclama o seu povo, com o convite a imortalidade. Pernambuco convida seu povo que possui alma a viver a imortalidade ao lado de Deus”, afirmou Dom José Ruy.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Fonte Folha Caruaru

Postar um comentário

0 Comentários