O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LUZ DO MUNDO: A manjedoura e a eucaristia

Muitas pessoas não sabem, mas Belém, pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém, onde Jesus nasceu, significa em hebraico, “Casa do Pão”. 



A Escritura diz que quando Jesus nasceu não havia lugar para a sua família em nenhuma casa da região. Então, Maria deu à luz a Jesus, o enfaixou, como era costume na época porque havia o medo de os "ossos dos bebês quebrarem", e o colocou numa manjedoura. Muitas pessoas não sabem, mas manjedoura é o local onde os animais comem!

Preste atenção: Na cidade chamada de "Casa do Pão", Jesus nasceu e foi colocado "na mesa" onde os animais comiam. São Jerônimo narra que o apóstolo São Paulo, quando entrou na gruta exclamou: “Te saúdo, Belém, casa do pão, na qual nasceu o pão descido do céu”. Esta associação entre o Menino e o “Pão da Vida”, tem a seu favor o testemunho dos Santos Padres. Além disso, o próprio Jesus disse que era o "Pão vivo descido do Céu". Nascimento, Morte e Eucaristia unidos entre si, é a única explicação aceitável desta inesperada construção que serve de Berço e, ao mesmo tempo, de Altar: A manjedoura (recipiente onde se colocava o feno e a comida para os animais se alimentarem).

 “Jesus foi colocado na manjedoura, disse São Cirilo de Alexandria, a fim de que nós, deixando a nossa vida de animais voltássemos para a razão, que é própria dos homens; e no aproximar-se da mesa de seu estábulo não encontrássemos mais o feno, mas o Pão descido do Céu: o Corpo da Vida”.
Assim, Natal e Eucaristia relacionam-se entre si. Vivamos pois, esta maravilhosa realidade: o Deus Eterno se faz pão numa pequena manjedoura, só por amor!


Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Fonte: Santa Igreja Católica (Instagram).

Nenhum comentário