O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Romeiros se preparam para mais uma Romaria do Frei Damião

Milhares de romeiros se preparam para louvar a Deus na Capital da Fé em Pernambuco. São Joaquim do Monte é destino de milhares de fieis de todo o Nordeste.



 No dicionário o termo "romeiro" é o nome dado a pessoa que viaja para uma determinada cidade afim de pagar uma promessa ou prestar devoção a um determinado santo.  A romaria é feita de gente simples,  que acorda cedo, pega a estrada com destino a um reencontro com a sua fé. Esse momento representa para os fiéis um despertar de emoções, muitos chegam as lagrimas, o choro de quem precisa agradecer por mais um ano, por uma graça, por tudo aquilo que Deus concedeu.

 Em São Joaquim do Monte, a Capital da Fé em Pernambuco,  os romeiros chegam todos os dias da romaria, desde a quinta até o domingo, dia principal do evento. Eles vem de diversas cidades e confirmam presença com antecedência, é o caso de romeiros como das cidades de Ipojuca, Nazaré da Mata, Exu e muitas outras. Outros estados como Alagoas, Paraíba e Ceará, também sairão caravanas de romeiros rumo a Capital da Fé.



  São esperados mais de 100 mil fieis durante os 4 dias de festa em São Joaquim do Monte. Já na quinta-feira, dia 29, na abertura, um grupo de romeiros sai de Boa Novas na Zona Rural da cidade de Bezerros em direção a Terra da Romaria, eles fazem parte deste grande grupo de romeiros que vem para cidade durante a romaria. 

 Para vir até São Joaquim do Monte, os romeiros cumprem sempre um ritual, colocam o chapéu de palha, pegam o terço, preparam sua orações e benditos. No caminho vão fazendo orações, entrando em sintonia com Deus, quando finalmente chegam ao seu distino, muito ainda sobem de joelhos as ladeiras que levam ao Cruzeiro, no alto da serra, outro trazem fitas para por nos pés do monumento de Frei Damião e seguem para o centro da cidade, onde louvam e participam da Santa Missa.

 Ao fim da romaria, com a benção do adeus e os fogos já criam o clima de despedida, o romeiro se prepara para voltar para sua casa e já sonha com o retorno no próximo ano.



Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Por: Antônio Oliveira (PASCOM)

Nenhum comentário