O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LOCAL: Caravana Diagnostico Precoce do ICIA estará em São Joaquim do Monte



 A Caravana do Diagnóstico Precoce é um treinamento sobre câncer infantojuvenil que percorre municípios do interior do estado com objetivo de levar orientações aos profissionais da área de saúde  sobre o reconhecimento da doença em fase inicial, além dos métodos para tratamento. Com isso, o objetivo é aumentar a identificação dos sinais e sintomas na fase inicial,  o que oferece altos índices de cura. A programação inclui palestra com panorama geral sobre câncer na infância e na adolescência, além de orientações sobre como encaminhar o paciente para o tratamento oferecido pelo ICIA.

 Mais sobre o assunto: Vamos conversar com os profissionais de saúde do município. A ideia é que os diagnósticos que apontem para o câncer sejam encaminhados para nossa unidade. No ICIA, eles serão avaliados e encaminhados para o tratamento adequado quando necessário.  Esta faixa etária precisa de uma atenção ainda maior, por isso, a importância do diagnóstico precoce. Com esse diagnóstico vem junto a orientação terapêutica de qualidade. Tão importante quanto o tratamento em si é a atenção dada aos aspectos sociais da doença, uma vez que a criança e o adolescente doentes devem receber atenção integral no seu contexto familiar. A cura não deve se basear apenas na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde: Os sintomas do câncer infantil muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças. Lembrando que crianças não costumam inventar sintomas e pais ou responsáveis devem estar alertas às queixas dos pequenos e, ao sinal de alguma anormalidade, levá-los para avaliação de um profissional de saúde. O importante é não perder tempo!
No Brasil, para o ano 2018, o INCA, estimou 12.500 novos casos de câncer infantil, e 2.704 mortes. Em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês), estima-se que, todos os anos, 215.000 casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85.000 em adolescentes entre 15 e 19 anos.



Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Fonte: Assessoria do ICIA

Nenhum comentário