O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CULTURA: Filme sobre Frei Damião irá abrir o Cine PE em Julho

A 23ª edição do Cine PE - Festival Audiovisual, acontece entre 29 de julho e 4 de agosto deste ano.



O evento, que acontecia em maio, mudou o mês de realização devido às mudanças promovidas pelo governo federal na Lei de Incentivo à Cultura. As exibições acontecem no Cinema São Luiz, na Boa Vista, no Centro do Recife, a partir das 19h30. Os ingressos para as sessões são gratuitos e podem ser retirados, diariamente, na bilheteria do cinema, a partir das 17h30.

A diretora e idealizadora do Cine PE, Sandra Bertini, explica o motivo da alteração nas datas do festival. “Era preciso aguardar a liberação do sistema de análise de projetos culturais para fazer a aprovação e termos o benefício fiscal federal. Essa liberação do sistema só aconteceu agora no início de maio”, afirma. Para essa edição, foram inscritos 892 filmes, número 77,33% maior do que as 503 inscrições em 2018. Seis produções disputam a Mostra Competitiva de Longas-metragens, sete títulos compõem a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Pernambucanos e 19 obras concorrem na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais.

Dois filmes são exibidos no Cine PE como Hors-Concurs. O documentário pernambucano “Frei Damião, o santo do Nordeste” (PE), da diretora Deby Brennand, estreia no festival e conta a história do capuchinho italiano que viveu no Brasil. Outro lançamento é o curta-metragem pernambucano de ficção “Parto sim!”, de Kátia Mesel. A produção tem como tema as mulheres de Fernando de Noronha que têm que deixar a ilha para fazer o parto no Recife.

O Cine PE está com inscrições abertas, até o dia 5 de julho, em workshops para a formação de novos cineastas, além do “Concurso de argumento”, destinado a roteiristas de curta-metragem. As orientações para se inscrever estão no site do festival.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Fonte: G1 Pernambuco

Nenhum comentário