O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LUZ DO MUNDO: São Nicolau, o verdadeiro "Papai Noel" da Igreja Católica

Você sabia que Papai Noel existe? Não! Pois então fique sabendo que o "bom velhinho" surgiu a partir de um santo da Igreja Católica.



 Nascido em 270 d.c, em Patara, onde se encontra a atual Turquia, Nicolau é festejado em 06 de Dezembro tanto pela Igreja Católica. Mas... O santo não é chamado como "Papai Noel" ou "Santa Claus",  esses nomes são o modo usado pelos norte-americanos de abreviar seu nome latino, "Nicolaus". Ah! E não, ele não mora e nem morou no Polo Norte. Na verdade, a ultima morada de São Nicolau, foi Mira e si tornou Bispo por um acaso. Vamos entender essa  história? Então senta ai e viaja comigo na história desse santo.

 Com a morte de seus pais, Nicolau foi para Mira, onde o bispo na época havia falecido ha poucos dias. Por isso, sacerdotes estavam discutindo como e quem iria substituir o bispo falecido. É importante lembra que, neste tempo os bispos não eram escolhidos pelo Papa. Não chegando a uma solução, os sacerdotes resolveram deixar a escolha nas mãos do Espírito Santo e resolveram que o próximo bispo seria o que primeiro entrasse no Templo. E quem entrou no Templo? Isso mesmo, São Nicolau. E assim ele se tornou o Bispo de Mira. 

 Com a morte de seus pais, Nicolau herdou uma verdadeira fortuna e o que ele fez? Colocou tudo a serviço dos necessitados. Os pais dele, haviam educado desde sempre dentro dos princípios cristãos e isso fez do bispo, um homem bondoso e acima de tudo caridoso. Além do mais, Nicolau erá altamente carinhos com as crianças e isso o fez ser considerado por muitos como o padroeiro dos pequenos. E de onde surgiu a história do Papai Noel que entra pela chaminé? Bem. Isso é simples. A história nos conta que, um certo pai não tinha dinheiro para pagar os dotes de suas três filhas e com isso não tinha condições para dar a elas um bom casamento. Tomado pelo desespero, o homem resolveu por suas filhas nos caminhos da prostituição. Porém, o bispo de Mira ficou sabendo disso e resolveu encher três sacos de moedas de ouro, cada um no valor de cada dote e foi até a casa delas. Só que ele foi de madrugada, subiu no telhado e jogou os sacos pela chaminé, salvando assim as jovens da prostituição e criando é claro o mito do Papai Noel. 

 Além de tudo isso, Nicolau foi um bispo ativo no primeiro Concílio de Nicéia, em 325. Realizou também muitos milagres vindos da ação de Deus sob o bispo, a fama de intercessor se espalhou entre os cristãos da Ásia, tornando-o ainda mais conhecido. Ele morreu em 6 de Dezembro de 326, na cidade de Mira. Seu túmulo, tornou-se local de grande peregrinação. Mais tarde seus restos mortais foram levados para a cidade de Bari, Itália. Onde até hoje, suas relíquias são motivos de grande veneração.  

E ai? Gostou de saber dessa história? Espero que sim. Vem muito mais histórias por ai. O Espaço Luz do Mundo está apenas começando. #SomosLuz Até a próxima.


Por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário