Milhares de romeiros estiveram reunidos na praça da Matriz de São Joaquim em celebração dos 120 anos de nascimento do Frei Damião.
Uma grande festa de jubilo, fé e muita devoção. Essa é a definição para a noite desta segunda-feira(05) em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. Milhares de fieis da cidade e também de cidades como Bonito, Ibirajuba, Caruaru, Camocim de São Félix e de muitas outras comunidades católicas participaram das comemorações dos 120 anos do nascimento do Frei Damião, o frade capuchinho que é considerado o Apóstolo o Nordeste.
As festividades começaram as 18 horas com a apresentação da Banda Marcial Mirim do Educandário Frei Damião, em Seguida houve a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco de São Joaquim do Monte, o Padre Isael Torres, e concelebrada pelo Padre Emerson Mozart (Vigário Paroquial da cidade) e com a presença especial do Padre Sandro Sebastião que é pároco na Paróquia de São Sebastião no distrito de Alto Bonito (Bonito/PE).
A celebração foi marcada pelas demostrações de fé e devoção dos católicos que já consideram o Frei Damião um santo. Embora o processo de beatificação do missionário ainda esteja sendo estudado pelo Vaticano. Em sua homilia Padre Isael, falou da simplicidade e dos exemplos de fé deixados pelo frade. Além disso os cânticos escolhidos para a celebração, traziam a presença do frei para a celebração. Muitos romeiros ficaram emocionados durante a Santa Missa, que foi transmitida Ao Vivo pelas redes sociais da paróquia.
Após a missa, quem se apresentou foi a Orquestra Municipal de Violinos de São Joaquim do Monte, em seu repertório, clássicos da música católica, canções eternizadas pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga e também o parabéns que foi cantado para o grande homenageado da festa. Houve corte de bolos, que foram feitos pelas pastorais, grupos e famílias, em um clima de comunhão e fé, os romeiros foram animados pelo Ministério Milicia Celeste que deu ainda mais animação no chamado Show do Chapéu.
Blog Coisa Nossa Pernambuco
Matéria Especial por: Antônio Oliveira.
Fotos: Antônio Oliveira
0 Comentários