O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos será entregue a prefeitos

Municípios deverão cuidar melhor dos resíduos sólidos. /Divulgação 
O Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos começou a ser entregue para os prefeitos de Pernambuco. O documento será repassado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no auditório do Cepene/Instituto Chico Mendes, localizado na Rua Samuel Hardman, em Tamandaré. Ao todo, 23 municípios pernambucanos serão contemplados com o plano.
Os Planos de Resíduos Sólidos são requisitos para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.
No Agreste, o evento acontecerá amanhã (25), no Armazém da Criatividade beneficiando 25 municípios . São eles:   Alagoinha, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus,  Camocim de São Félix, Chã Grande, Caruaru, Cupira, Gravatá, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas,  Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.
A elaboração PIRS envolveu recursos da ordem de R$ 1.082.601,75 do Ministério do Meio Ambiente/Caixa Econômica Federal e contrapartida do estado no valor de R$ 799.134,33.
Entre as diretrizes e metas apresentadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos dos municípios, estão: A instalação de equipamentos como aterros sanitários individuais e compartilhados, além da implantação do plano de limpeza urbana e programas de coleta seletiva e de educação ambiental.

Com informações Diário de Pernambuco/Assessoria SEMAS 

Nenhum comentário