O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: A história do Padre Pedro das Romarias

A história de um dos maiores nomes da fé católica em São Joaquim do Monte. O Padre que transformou uma cidade e sua realidade. 

Padre Pedro recebendo titulo de cidadão da cidade de Ibirajuba | Foto: Antônio Oliveira/Blog Coisa Nossa



 Nascido na cidade de Bonito em 16 de Julho de 1963, Pedro Antônio Filho, é filho de Pedro Antonio da Silva e de Isabel Sabino de Barros, é o filho mais novo entre seis irmãos e desde pequeno guardava em seu coração um chamado ao serviço de Deus, . “Desde criança dentro de mim havia um chamado: vem e segue-me. Escutei esse chamado com carinho e decidir servir ao Senhor’’. Mas, para se tornar um sacerdote, o jovem Pedro não teve um caminhada fácil,  por ser de família pobre, aluno da escola municipal e também ir de conta a vontade de seu pai, que não aceitava que ele viesse a se tornar padre. Com muita luta ele iniciou a Faculdade de Filosofia no Seminário Arquidiocesano em Maceió – AL e concluiu teologia no ITER em Recife.

 Após anos de preparação, em 08 de Dezembro de 1989, dia de Nossa Senhora da Conceição, foi ordenado Padre Pedro, jovem e cheio de sonhos, o novo sacerdote chegou a São Joaquim do Monte  em 27 de dezembro do mesmo ano (1989), na igreja Matriz. De Origem simples, carismático, o jovem padre deu uma nova dimensão a comunidade católica de São Joaquim do Monte. Para
Pe. Pedro foi a meio a diversas dificuldades que iniciou a sua vida sacerdotal:  “Foi difícil assumir uma paróquia extremamente tradicional e conservadora, em uma cidade pequena e por ser um jovem padre de visão avançada, aberto e amigo, quando o povo não estava preparado para acolher um padre moderno”. Relata o padre.

Padre Pedro, durante a 23ª Romaria do Frei Damião | Foto: Antônio Oliveira/Blog Coisa Nossa


 Com sua persistência, ele ganhou a confiança, o respeito e o carinho dos moradores de São Joaquim do Monte e aqui começou a construir sua história. Romeiro desde pequeno, Padre Pedro sentiu no coração a vontade de torna São Joaquim do Monte, uma terra de romaria.   “De criança eu viajava com meu pai para Juazeiro do Norte, em Romarias, para visitar o Pe Cícero Romão Batista. Daí fui crescendo participando desse ritual de fé. Depois de ordenado, continuo com o mesmo desejo de estar no meio do povo mais humilde, que caminha guiado pela fé. Foi quando surgiu a idéia, no Juazeiro, de convidar Frei Damião, para realizar as santas missões em São Joaquim. No ano de 1993, realizamos a primeira Romaria, juntamente com ele e aí marcamos as Romarias Para o mês de agosto, e assim realizamos". Confidencia o padre.

Milhares de romeiros lotam São Joaquim do Monte | Foto: Antônio Oliveira/ Blog Coisa Nossa. 


 A ideia do Padre Pedro tomou uma proporção gigante após a morte de Frei Damião em 1997, a Romaria em homenagem ao frade capuchinho se tornou o maior evento da cidade, e a fez conhecida nacional e internacionalmente.  O Evento, além de triplicar a população da cidade, gera empregos temporários e renda, e reforça a Fé que transforma a vida do povo. Padre Pedro hoje é conhecido em todo o Brasil como o Padre das Romarias, dono de uma voz inconfundível, com vários programas em rádio e requisitado para diversas celebrações na região.

Padre Pedro | Foto: Antônio Oliveira/ Blog Coisa Nossa.


Após 28 anos a frente da Paróquia de São Joaquim, Padre Pedro se prepara para viver uma nova fase de sua missão, agora será pároco na cidade de Taquaritinga do Norte, servirá aos fieis de Santo Amaro, levando um experiencia de fé e de muito trabalho para a famosa "Dália da Serra". Sua missa de despedida em São Joaquim do Monte, acontece na próxima sexta-feira (26) às 15h na Matriz de São Joaquim. Sua posse na Paróquia de Santo Amaro, será no domingo, dia 04 de Fevereiro.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Por: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário