O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: Banda Musical Aba da Serra relembrou os velhos tempos do "Acorda São Joaquim"

A Terra da Romaria acordou com no passado, a Banda Aba da Serra, que a 4 anos deixou de existir, ressurgiu na manhã deste domingo e trouxe consigo a saudade dos velhos tempos.



 Recordar, confraternizar e relembra retalhos quase perdidos da história de São Joaquim do Monte, integrantes da Banda Musical Aba da Serra sairão na manhã deste domingo (07) fazendo o que muitos chamam de alvorada ou de acorda. A quase 4 anos a Banda Musical parou de levar os encantos da música  para a população da Terra da Romaria, falta de investimento e até mesmo de estrutura para que a banda pudesse ensaiar e prepara as apresentações, levaram integrantes a para com um história que completou 20 anos. 



 A Banda Aba da Serra foi criada em 10 de Fevereiro de 1997, na administração do então prefeito de São Joaquim do Monte, Paulo Coelho Xavier. Na época a Banda ganhou instrumentos novos e seu primeiro espaço era perto da Rodoviária, depois passou para o antigo Clube 11 de Setembro e mais tarde para um prédio por trás da Biblioteca Municipal.  Ao longo de sua história a famosa Aba da Serra, ganhou fama na região e ficou conhecida como a Caçula de Pernambuco, em um festival que aconteceu na capital pernambucana, a banda ficou com  o segundo lugar entre as melhores do Estado. 



Mas porque um banda que deu tanto orgulho para cidade, não conseguiu se manter? Esse é o grande X da questão. O país vive um dos piores momentos para a valorização da cultura, instituições que deviam olhar com mais zelo e dedicação para a cultura, preferem investir que coisa que atraem dinheiro, mais que não repassam nenhuma história ou crescimento para a população. A Banda Aba da Serra, não era somente uma banda musical, mais sim um instrumento de aprendizado e de inclusão de jovens. Hoje muitos dos músicos que passaram pela banda, conseguem se manter e viver da música.



Ao longo de 20 anos a Aba da Serra fez parte da história da cidade e não há nenhum São Joaquinense que não recorde com alegria no coração os velhos tempos em que a banda acompanha as procissões, fazias as alvoradas e animava os nossos carnavais. Agora resta a saudade, que hoje foi ao menos amenizada com a bela passagem da Aba da Serra em nossas ruas. O nosso maior desejo enquanto, veiculo de comunicação e até mesmo com defensor da história e das coisa boas de nossa cidade, é que um dia a Aba da Serra retorne, para mais uma vez e para sempre ser o orgulho de nossa gente.




Blog Coisa Nossa Pernambuco
SALA DE LEITURA - BCN 2018
Texto por: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário