O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

BCN SAÚDE: Dois novos casos suspeitos de Febre Amarela em Pernambuco

Estado já descartou as duas primeiras notificações, mas registrou mais duas suspeitas. Um homem de 45 anos e uma criança de cinco.



Depois de descartar as duas primeiras notificações, Pernambuco voltou a registrar mais dois casos suspeitos para Febre Amarela. Um homem, de 45 anos, morador de Bezerros, no Agreste, que passou o período de festas de final de ano em Mairiporã, em São Paulo. E também da filha do paciente, uma criança de 5 anos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o homem começou a apresentar sintomas como febre, vômito e dores abdominais ao voltar para Bezerros, em 4 de janeiro. O paciente, que não é vacinado para febre amarela, ainda apresentou alterações hepáticas, no entanto sem alteração renal ou hemorragia.

Ele foi atendido na manhã desta quinta-feira (25) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, referência estadual em infectologia. Na unidade, foi avaliado pela equipe médica, que coletou material laboratorial. O caso será investigado tanto para febre amarela quanto para outras doenças que provocam esses sintomas, como hepatites, dengue e leptospirose. O paciente, que já apresenta quadro estável e em curva de melhora, receberá alta ainda hoje.

A filha do paciente, de 5 anos, também apresentou febre, vômitos e dores abdominais por cerca de cinco dias, no mesmo período em que começou os sintomas no pai. A criança já está com o quadro estável. Por também ter apresentado sintomas suspeitos e não ser vacinada, a menina também foi notificada como paciente suspeito. As amostras de ambos serão enviadas para um laboratório de referência nacional. A equipe técnica da SES está em Bezerros nesta quinta fazendo a investigação dos casos e para apoiar as ações de vigilância do município.

A SES-PE ressaltou que Pernambuco não é área de circulação do vírus da febre amarela. Todos os casos notificados foram de pacientes que passaram por áreas do país onde há o vírus e a ocorrência da doença. Segundo o órgão, o risco de transmissão da febre amarela no Estado é considerado muito baixo, uma vez que não há, até o momento, o registro da circulação dos mosquitos transmissores da doença (Haemagogus e Sabethes) nas áreas urbanas do território estadual.

Neste ano, em Pernambuco, somam-se quatro notificações de pacientes suspeitos para febre amarela. Além das duas ocorrências citadas em Bezerros, outras duas já foram descartadas para a doença.

Desde fevereiro de 2017, é feito o monitoramento das mortes ou adoecimento de primatas não-humanos, com o objetivo de detectar precocemente a circulação do vírus, ainda no ciclo enzoótico (entre vetores e primatas não humanos); desencadear, oportunamente, medidas de prevenção e de controle da febre amarela; evitar casos humanos e surtos de febre amarela. Desde o ano passado, foram notificadas 37 ocorrências de mortes ou adoecimento de macacos, envolvendo 71 animais, em 26 municípios pernambucanos. Até o momento, nenhum resultado laboratorial foi positivo para a febre amarela.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário