O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LOCAL: São Joaquim do Monte fica em 101º lugar no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal Municipal

Índice FIRJAN é um ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios.




Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2017 – ano de referência 2016 - avaliou a situação fiscal de 4.544 municípios, onde vivem 177,8 milhões de pessoas – 87,5% da população brasileira. Apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2016 de 1.024 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise).
 
O estudo realizado pelo Sistema Firjam mostrou que entre 2015 e 2016 São Joaquim do Monte caiu da 75ª posição no Estado de Pernambuco, para a 101ª posição em 2016. Este medição leva é composta por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida 




METODOLOGIA -  O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.



LEITURA DO IFDM - Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.


Os 10 primeiros Colocados - Os melhores resultados do ranking, em Pernambuco, os municípios de Triunfo (1ª posição), Casinhas (2 ª posição), Jurema (3ª posição), Santa Filomena (4ª posição), Jucati (5ª posição), Agrestina (6ª posição), Ipojuca (7ª posição), Garanhuns (8ª posição), Recife (9ª posição) e Itapetim (10ª posição), ocupam as 10 melhores posições dos municípios avaliados. Desses municípios, oito ficam localizados no interior do Estado.






Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do Sistema Firjan.

Nenhum comentário