O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Um projeto que muda a vida das pessoas. Conheça o Mãe Coruja.

Renovar a auto-estima e trazer para o mães e gestantes uma nova forma de enxergar a vida e o mundo. Esse é o objetivo principal do Programa Mãe Coruja. A equipe do Blog Coisa Nossa foi conhecer de perto as atividade do programa na cidade de Bonito, no agreste de Pernambuco. 




  Pegamos a estrada e fomos até a cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, conhecida como c Terra das Cachoeiras, a cidade de pouco mais de 38 mil habitantes encanta tanto pelas belezas naturais quanto pela sua gente. O blogueiro Antônio Oliveira esteve na cidade para conhecer as atividades do Programa Mãe Coruja que tem uma de suas sedes na Igreja de São João Paulo II, localizado na Rua João Câncio de Melo no Bairro Veloso.



 O Projeto: Criado pelo Governo de Estado de Pernambuco, ainda na gestão do ex-governador, Eduardo Campos, o Programa Mãe Coruja, teve por objetivo incial acabar com a mortalidade infantil que assolava todo o estado. Em 2007 ano de sua criação o Mãe Coruja se tornou um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública. Hoje, o Mãe Coruja está presente em 105 municípios pernambucanos, nas 12 Regionais de Saúde do estado, com gestão municipal no Recife e Ipojuca.

  Em Bonito, o programa chegou por volta do ano de 2010 e vem mudando a realidade dos moradores e principalmente das alunas que fazem parte das atividades. Na sede que funciona na Igreja de São João Paulo II, são cerca de 18 mulheres, entre mães e ainda gestantes que podem participar de atividades como: oficinas, palestras e além de tudo ter um acompanhamento de médico desde o pré-natal até após a sua gravidez. Nas atividades que são feitas sob a supervisão da professora Lucidalva Pereira e da coordenadora, Josinete Maria. As alunas podem aprender muito com simples conversas e produzindo arte. Datas especiais como: Festas Juninas, Dias das mães ou dos pais, são vivenciadas entre elas.



 Muitas das alunas veem no Mãe Coruja uma forma de melhorar a sua convivência com os esposos, com as pessoas que vivem o dia a dia com elas. Além de tudo a forma de cuidar do filhos também é melhorada e sem contar na auto-estima das "corujetes" que melhora muito, quando participam das divertidas e educadoras atividades realizadas durante a tarde. "Participar do Mãe Coruja mudou muito a minha vinha vida. Melhorou a minha auto-estima, o convívio dentro de casa. Aqui eu fiz amizades e aumentei o meu aprendizado, pois está sendo como uma escola" confidenciou a aluna Janaina Correia.


 Dona Maria Aparecida, conhecida entre as corujeste como Cidinha, falou que mesmo sem participar do programa, gostar de ir nos encontros das tardes. Segundo ela o programa faz bem para todos "É excelente!  O programa ajuda as pessoas mais carentes no aprendizado". complementou Cidinha. Para Rosineide Francisca, que também é aluna do Mãe Coruja, o programa mexe com a melhoria do dia a dia em casa. "Ele mudou o meu convivio, o modo de tratar meu marido e também o jeito de cuidar do meu filho. Aqui a gente aprende cada dia mais". disse a aluna.



 O Mãe Coruja é para muitas mulheres a esperança de melhorar enquanto pessoas, é a forma de descontrair e de ganhar mais aprendizado. Com ele os índices de mortalidade infantil caiu em todo o Estado de Pernambuco e isso prova que a criação de uma programa social que beneficie o aqueles que mais precisam se faz necessário. "Quanto mais se divulgar os benefícios desse programa mais as mulheres irão participar, elas tem esse direito e devem aproveitar cada momento. É muito bom ver a forma como o aprendizado é passado e a forma como o programa vem mudando a vida de mulheres. Sem duvidas o Mãe Coruja é um dos mais belos programas sociais do Brasil". Falou o blogueiro Antônio Oliveira.



  O espaço de Bonito pertence a Região Saúde IV, além da Terra das Cachoeiras outras cidade possuem o programa e você também pode participar. Confira as cidades: Agrestina, Belo Jardim, Camocim de São Félix, Ibirajuba, Riacho das Almas, Jataúba, Jurema, Panelas, Sairé, Sanharó, São Caitano, Tacaimbó e Vertentes.

Confira o Vídeo especial que o Blog Coisa Nossa preparou sobre o Programa Mãe Coruja.




Blog Coisa Nossa Pernambuco
Edição Especial 3 anos do BCN
Texto e Imagens: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário