ESPECIAL: Um projeto que muda a vida das pessoas. Conheça o Mãe Coruja.
Renovar a auto-estima e trazer para o mães e gestantes uma nova forma de enxergar a vida e o mundo. Esse é o objetivo principal do Programa Mãe Coruja. A equipe do Blog Coisa Nossa foi conhecer de perto as atividade do programa na cidade de Bonito, no agreste de Pernambuco.
O Projeto: Criado pelo Governo de Estado de Pernambuco, ainda na gestão do ex-governador, Eduardo Campos, o Programa Mãe Coruja, teve por objetivo incial acabar com a mortalidade infantil que assolava todo o estado. Em 2007 ano de sua criação o Mãe Coruja se tornou um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública. Hoje, o Mãe Coruja está presente em 105 municípios pernambucanos, nas 12 Regionais de Saúde do estado, com gestão municipal no Recife e Ipojuca.
Em Bonito, o programa chegou por volta do ano de 2010 e vem mudando a realidade dos moradores e principalmente das alunas que fazem parte das atividades. Na sede que funciona na Igreja de São João Paulo II, são cerca de 18 mulheres, entre mães e ainda gestantes que podem participar de atividades como: oficinas, palestras e além de tudo ter um acompanhamento de médico desde o pré-natal até após a sua gravidez. Nas atividades que são feitas sob a supervisão da professora Lucidalva Pereira e da coordenadora, Josinete Maria. As alunas podem aprender muito com simples conversas e produzindo arte. Datas especiais como: Festas Juninas, Dias das mães ou dos pais, são vivenciadas entre elas.
Muitas das alunas veem no Mãe Coruja uma forma de melhorar a sua convivência com os esposos, com as pessoas que vivem o dia a dia com elas. Além de tudo a forma de cuidar do filhos também é melhorada e sem contar na auto-estima das "corujetes" que melhora muito, quando participam das divertidas e educadoras atividades realizadas durante a tarde. "Participar do Mãe Coruja mudou muito a minha vinha vida. Melhorou a minha auto-estima, o convívio dentro de casa. Aqui eu fiz amizades e aumentei o meu aprendizado, pois está sendo como uma escola" confidenciou a aluna Janaina Correia.
Dona Maria Aparecida, conhecida entre as corujeste como Cidinha, falou que mesmo sem participar do programa, gostar de ir nos encontros das tardes. Segundo ela o programa faz bem para todos "É excelente! O programa ajuda as pessoas mais carentes no aprendizado". complementou Cidinha. Para Rosineide Francisca, que também é aluna do Mãe Coruja, o programa mexe com a melhoria do dia a dia em casa. "Ele mudou o meu convivio, o modo de tratar meu marido e também o jeito de cuidar do meu filho. Aqui a gente aprende cada dia mais". disse a aluna.
O Mãe Coruja é para muitas mulheres a esperança de melhorar enquanto pessoas, é a forma de descontrair e de ganhar mais aprendizado. Com ele os índices de mortalidade infantil caiu em todo o Estado de Pernambuco e isso prova que a criação de uma programa social que beneficie o aqueles que mais precisam se faz necessário. "Quanto mais se divulgar os benefícios desse programa mais as mulheres irão participar, elas tem esse direito e devem aproveitar cada momento. É muito bom ver a forma como o aprendizado é passado e a forma como o programa vem mudando a vida de mulheres. Sem duvidas o Mãe Coruja é um dos mais belos programas sociais do Brasil". Falou o blogueiro Antônio Oliveira.
O espaço de Bonito pertence a Região Saúde IV, além da Terra das Cachoeiras outras cidade possuem o programa e você também pode participar. Confira as cidades: Agrestina, Belo Jardim, Camocim de São Félix, Ibirajuba, Riacho das Almas, Jataúba, Jurema, Panelas, Sairé, Sanharó, São Caitano, Tacaimbó e Vertentes.
Confira o Vídeo especial que o Blog Coisa Nossa preparou sobre o Programa Mãe Coruja.
Blog Coisa Nossa Pernambuco
Edição Especial 3 anos do BCN
Texto e Imagens: Antônio Oliveira.
Nenhum comentário
Postar um comentário