ESPECIAL: A essência de um povo movido pela Fé.
As vezes decisões duras precisam serem tomadas para que um novo sentido seja dado as futuras ações. Nessa complexidade de sentimento, percebemos que a alma de um romeiro, o orgulho de um filho dessa terra e o desejo de voltar as ver as ruas lotadas no próximo ano serão as forças que guiaram a "Juazeiro de Pernambuco" no caminho de uma nova história.
Foto: José Batista Neto. |
Este ano não irá acontecer a Romaria do Frei Damião em São Joaquim e isso chocou não só os moradores da cidade, mas também milhares de romeiros espalhados pelo país. A não realização do encontro dos romeiros de Frei Damião, não é, e não pode ser considerada o fim de uma história; afinal de contas, ela irá acontecer em 2018 com a graça de Deus e a fé que todos os anos leva mais 400 mil romeiros a lotarem as ruas e ladeiras da cidade que fica encravada no coração do Agreste Pernambucano.
Os motivos que levaram ao cancelamento da romaria em 2017, são vários. São problemas que devem ser solucionados e que precisam de um tempo para que sejam pensadas as melhores formas de entregar no próximo ano um evento ainda melhor para quem vinher até o município. O Santuário de Frei Damião, no alto da serra, será fechado e passará por uma reforma, que pretende oferecer um espaço melhor para os fieis da Mãe das Dores. Além disso é necessário que a cidade passe por mudanças e comece a oferecer uma estrutura que atenda e acolha os romeiros de Frei Damião. Talvez seja essa a hora de São Joaquim do Monte, começar a ganhar e a se desenvolver a partir do turismo religioso.
Foto: José Batista Neto. |
Fieis na Praça de Evento em 2016 | Foto: Antônio Oliveira |
Somos todos um rebanho de romeiros, que ganhamos de Frei Damião a missão de levar a palavra de Deus ao corações. Somos todos a Romaria, somos todos parte de um evento movido pela fé.
Blog Coisa Nossa Pernambuco
Sala de Leitura - Especial Romaria.
Por: Antônio Oliveira.
Nenhum comentário
Postar um comentário