O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ROMARIA: Nota de Esclarecimento sobre a Romaria do Frei Damião.

Em seu programa "Bíblia Deus com a gente", na Rádio Agreste FM, o Padre Pedro, idealizador da Romaria do Frei Damião em São Joaquim do Monte, falou sobre a realização do evento religioso em 2017. De acordo com o pároco do município, uma serie de fatores impede a realização, deste que é um dos Maiores eventos religiosos do Nordeste.  



 Nesta segunda-feira (31) o Padre Pedro de São Joaquim do Monte, usou o espaço do seu programa diário na Rádio Agreste FM, para falar sobre a Romaria do Frei Damião. Na cidade uma serie de comentários vinham sendo feitos a respeito de duvidas sobre a realização do evento em 2017. Muitos curiosos para saber a definição de datas e a confirmação da 24 edição de um dos maiores eventos religiosos do país.

 Além das explicações orais, o padre dos romeiros leu uma Carta de Esclarecimento, feita pela Paróquia de São Joaquim em parceria com a Diocese de Caruaru. Nela estão escritos os motivos pelos quais não será possível realizar a Romaria do Frei Damião em 2017. O Santuário será interditado a partir desta ter-feira (01), em Outubro o espaço em homenagem ao Frei Damião passar por reforma. Confira a Nota na integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Paróquia de São Joaquim vem por meio deste, apresentar informações a respeito da ROMARIA DO FREI DAMIÃO, realizada por vinte e três anos consecutivos na cidade de São Joaquim do Monte, Agreste do Estado de Pernambuco. Após sucessivas reuniões, a Coordenação do Evento chegou à conclusão de que não será possível a realização da Romaria no ano de 2017. Entre os motivos que levaram a tomar essa lamentável decisão, faz-se necessário citar os seguintes pontos:

Um evento do porte da Romaria do Frei Damião gera um custo alto de despesas com os mais diversos serviços e atividades realizadas durante o evento, a exemplo de produção; organização; contratação de atrações entre outros. Em decorrência desses custos em anos anteriores, foram adquiridas pendências financeiras que somam um alto valor. Foram buscadas, de modo incansável, soluções para a quitação desses valores. Porém, não foi possível levantar o montante necessário para arcar com os pagamentos das referidas dívidas.
A Rodovia PE-112 que dá acesso ao município de São Joaquim do Monte apresenta sérios problemas de conservação nos trechos Camocim de São Félix/São Joaquim do Monte e também Formigueiro/São Joaquim do Monte. O atual estado da rodovia pode colocar em risco a vida não só dos romeiros, mas também de muitos visitantes que se deslocam até a cidade para participar dos dias de realização da Romaria.
Outro ponto observado é a falta de Segurança Pública não apenas para os dias de Romaria do Frei Damião, mas também nos dias que antecipam e sucedem o evento. O número do efetivo policial não é o necessário para garantir a total segurança da população e  dos romeiros.
Em decorrência das fortes chuvas que caíram em nossa região, o acesso ao Santuário do Frei Damião sofreu importantes estragos que ainda não podem ser reparados pela severidade do período chuvoso na cidade. O prazo necessário para as intervenções de manutenção ultrapassa a previsão de realização do evento 2017, o que poderia gerar transtornos do deslocamento dos romeiros e até acidentes.
Foram constatados problemas consideráveis na estrutura do Santuário do Frei Damião. O local carece de uma ampla intervenção em termos de reforma nos banheiros, Casa de Promessas, Casa das Velas e outros locais de uso comum dos romeiros. A situação de momento não oferece o conforto básico necessário para a multidão que acorre ao Santuário nos dias da romaria.

A Coordenação da Romaria do Frei Damião se compromete a lutar bravamente para alcançar soluções e garantir que no ano de 2018 o ‘Evento Movido pela Fé’ volte a ser realizado com a grandiosidade de todos os anos. A Romaria, nada mais é que uma justa homenagem a um dos maiores ícones religiosos da História. Ciente está toda a equipe da importância do evento para a cidade de São Joaquim do Monte por proporcionar geração de renda, promoção da cultura local e regional e fortalecimento do turismo do município, além de ser referencial das atividades religiosas para a Igreja Católica.
Certos da compreensão dos romeiros do Frei Damião, desejamos paz e fé para todos. Cada passo a ser tomado será devidamente informado e que a comunidade dos romeiros da Mãe das Dores e devotos do Frei Damião volte a louvar e bendizer a Deus na Terra da Romaria nos anos vindouros.

Padre Pedro Antônio Filho - Pároco -
Dom Bernadino Marchió - Bispo Diocesano de Caruaru -

São Joaquim do Monte, chuvas de agosto 2017


Blog Coisa Nossa Pernambuco
O Blog Oficial da Romaria do Frei Damião.
Texto: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário