O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CARUARU: Projeto do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus foi lançado no aniversário de Caruaru.



Um dos presentes recebidos por Caruaru, em seu aniversário de 160 anos, foi o lançamento do Projeto de Implantação do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus. A Prefeita Raquel Lyra, ao lado do vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, do ex-governador João Lyra Neto, do secretariado e vereadores, além do padre Francisco (pároco da “Igreja do Monte” – Santa Luzia), subiram ao Monte Bom Jesus, na tarde da quinta-feira (18), e apresentaram ao público o projeto que busca valorizar as condições físico-ambientais do local, articulando-o com a cidade.

“Quando fui deputada tive a oportunidade de colocar o dinheiro no orçamento, como emenda, para fazer essa obra. Vocês, e Deus, me deram a oportunidade de, como prefeita, poder executar uma obra que vai fazer diferença na vida de cada um”, disse Raquel Lyra. “Vai ter espaço e oportunidade para crianças, para jovens e para as mulheres que trabalharam com a gente no projeto de gastronomia do Monte Bom Jesus, lá no Centro Social São José do Monte, que estão aqui vendendo tapioca e que podem ter, sim, de onde tirar seu sustento com dignidade, vendendo a sua comida aqui no Monte Bom Jesus, com a visitação turística que vamos receber. É assim que a gente entende que pode mudar a vida das pessoas, unindo e reunindo a todos e a todas. Ninguém faz nada sozinho”, disse a prefeita. E completou: “Queremos garantir que as pessoas possam viver com cidadania, com dignidade, e, sobretudo, com independência.”


Nyadja Menezes, Secretária de Urbanismo e Obras, que está à frente do projeto, disse que esta é uma obra que pensa em atender a várias nuances e vários anseios, especialmente aos praticantes de atividades físicas. “O pessoal que está querendo fazer esportes, pode ir se preparando. porque a gente vai ter um local todo especial aqui no Monte Bom Jesus para poder praticar esportes na trilha ecológica”, ressaltou a Secretária.

O ex-Governador e pai da Prefeita Raquel Lyra, João Lyra Neto, relembrou seu tempo de criança, ao lado de seu pai, João Lyra, e da mãe, Guiomar. “Meu pai era prefeito e minha mãe junto com as mulheres da Diocese, construíram essa escadaria, que, na época, tinha 365 degraus”, disse Lyra Neto. “O que tem que ser preservado é a nossa cultura. E fico muito feliz também, não só pela obra: aqui deverá ser local de visitação para os caruaruenses e para os turistas”, acrescentou.

Projeto: O projeto urbanístico do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus contém a construção de um equipamento poliesportivo (quadra poliesportiva), revitalização da escadaria principal (Via Sacra) e reforma de parte das escadarias de acesso dos moradores. Requalificação do entorno da Igreja, com a criação de um pátio, construção de um receptivo turístico, banheiro público e parque infantil (Playground), também fazem parte do projeto, além da implantação de área de proteção ambiental, com a criação de um Parque Ambiental. A obra foi orçada em R$ 1.428.000, e está prevista para ser entregue a população em seis meses.

Monte Bom Jesus: O Monte Bom Jesus sempre constituiu um espaço, a princípio natural, e elemento de destaque da paisagem urbana. Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade, agregando-lhe valor de referência e marco simbólico do município. Por sua vez, a cidade encontra-se em volta do monte, tornando-se indispensável sua visita, pois sua altitude permite visão privilegiada da cidade.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da Folha de Caruaru

Nenhum comentário