O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

QUARESMA: Matriz de São Joaquim ficou lotada em Missa das Cinzas

Quarta-feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil.

Foto: Antônio Oliveira | Blog Coisa Nossa


 Como tradicionalmente acontece, os fieis participaram em grande número da celebração desta quarta-feira de cinzas na Matriz de São Joaquim, celebrada pelo Padre Fabiano, a missa marcou o inicio da quaresma. Período em que os católicos aproveitam para se preparar para a Semana Santa. Mas o sentido é muito mais amplo, de acordo com a Igreja Católica, a quaresma é um tempo para a conversão e para se estar mais próximo de Deus.

Foto: Antônio Oliveira | Blog Coisa Nossa.


 As cinzas usadas tem seu significado. Elas são preparadas pela queimas dos ramos da Procissão de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, participarão também da vida que ressurge das cinzas. Aqui vale a pena lembrar uma lenda egípcia. Fênix era uma ave fabulosa que durava muitos séculos e, queimada, renascia das próprias cinzas. Foi fácil perceber que ela é símbolo da ressurreição de Cristo e dos que aceitam viver na atitude de Cristo.

Foto: Antônio Oliveira | Blog Coisa Nossa.


 Em sua homilia o Padre Fabiano falou sobre a importância do jejum, que não precisa ser apenas de comida, podendo ser de televisão, de barulho. Ele explicou que todos devem fazer o seu ritual de preparação para vivenciar a Pascoa de Cristo.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Texto: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário